O que tem DENTRO da máquina de REFRIGERANTE

publicidade

Para quem gosta de tomar um refresco geladinho, se deparar com uma máquina de refrigerante é sempre um acaso bom. Basta algumas notas, moedinhas ou até mesmo um cartão para num piscar de olhos a lata estar na sua mão – ou melhor, na sua boca. Mas você já se perguntou o que tem dentro da máquina de refrigerante? Se você também achou que era um duende, fica tranquilo que você não está sozinho. O Iberê também pensava isso!

publicidade

O que tem dentro da máquina de refrigerante

Brincadeiras à parte… a estrutura de uma máquina de refrigerante é um tanto quanto robusta. Isso porque, além de “vender refrigerante”, ela precisa armazenar, gelar, receber dinheiro e dar troco. Fora isso, quando uma pessoa aciona o comando para pegar a lata, todo o processo deve ser executado muito rápido e de forma precisa.

Mas, afinal, o que tem dentro da máquina de refrigerante? Contextualizando, o cérebro da máquina de refrigerante, basicamente é um computador, tendo em vista que ela se trata de um robô. A partir daí, esse equipamento conta estruturas necessárias para trabalhar com vários materiais que possuem particularidades diferentes: notas, moedas e latas.

Separação do dinheiro

Falando primeiramente sobre as notas, elas ficam armazenadas em uma “caixinha” na parte interna da máquina. Dentro dessa estrutura, existe um módulo com scanner que lê o dinheiro. Assim, é possível saber de imediato se a nota que foi inserida ali é ou não falsa.

Logo embaixo da parte onde são inseridas as notas, fica a estrutura montada para receber as moedas. Esse local é esquematizado, de fato, como um separador de moeda. As suas funções são: identificar a moeda, separar, contar e dar o troco. Vale destacar que todo esse mecanismo é montado para gerenciar o dinheiro que está sendo introduzido ali. Assim, quando ele estiver “cheio” de moedas, esse dinheiro vai para um outro recipiente separado e fica por lá até que o dono da máquina recolha.

Próximo a esses dois compartimentos fica o “cérebro da máquina”. É uma placa de comando que vai entender se algo já foi pago, se é necessário dar o troco, se já pode liberar o refrigerante e por aí vai. Deu para perceber que o que tem dentro da máquina de refrigerante é muita coisa, né?

Onde ficam as latas

E tudo isso, claro, tem como finalidade mandar os comandos necessários para a geladeira que armazena as latas de refrigerante e os mantém gelados.
Essa estrutura é formada por uma porta bem grossa e fica rodeada por borrachas. Dentro dela fica o compressor, a serpentina e as divisórias onde são armazenadas as latas de refrigerante.

Basicamente, quando a máquina recebe um comando para liberar alguma lata, um suporte é acionado para que o produto seja depositado no local onde a pessoa que acabou de finalizar a compra possa retirá-lo.

Agora que você descobriu o que tem dentro da máquina de refrigerante, antes de pegar uma lata para se refrescar, não se esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que também ama um refrigerante.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorProjeto visa auxiliar no diagnóstico de doenças neurodegenerativas com tecnologias vestíveis
Próximo artigoManifesto das Pretas: grupo desenvolve projeto tendo as mulheres negras como protagonistas