O que tem DENTRO da BATERIA de MOTO

publicidade

Nós usamos inúmeros sistemas tecnológicos no nosso dia a dia. No caso dos notebooks, smartphones, smartwatches, carros e motos, por exemplo, um elemento é extremamente importante é a bateria. Nas motos, essa peça serve para dar a partida, proporcionar energia para iluminação, manter os sistemas elétricos e eletrônicos ativos e por aí vai. Mas você sabe exatamente o que tem dentro da bateria de moto?

publicidade

O que tem dentro da bateria de moto

Para te ajudar a responder essa pergunta, nós fizemos esse teste para, enfim, descobrirmos o que tem dentro da bateria de moto. Para começar, é importante ressaltar que todo aquele plástico que fica envolta da bateria é polipropileno e ele é bem mais resistente do que você imagina. Ele foi desenvolvido para não ficar frágil quando estiver frio e, além disso, resistir a fortes impactos como batidas ou até mesmo choques.

Tirando essa proteção de polipropileno, é possível identificar uma parte branca que é a válvula da bateria. Quando acontece alguma reação química que solta algum tipo de gás, essa válvula deixa o excesso desses gases saírem para que eles não fiquem lá dentro e façam a bateria estufar.

A célula da bateria

A bateria tem seis partes internas que geram energia que se chama célula. Cada uma dessas células gera 2V e como é ligado em série, essa tensão vai se somando e no final se chega ao número de 12V.

Cada uma dessas células tem dois terminais que se conectam com as próximas células e com as anteriores também.

A célula da bateria funciona como uma espécie de pilha. Vale lembrar que essa peça é extremamente ácida, só que ela possui vários separadores que faz com que esse elemento fique controlado e absorvido dentro da peça sem espirrar ou vazar alguma coisa.

Essa peça conta com dois tipos de plaquinhas: as que estão ligadas no polo negativo usam o chumbo como material ativo e as que estão ligadas no polo positivo usam o dióxido de chumbo como material ativo. E é a reação desses dois elementos com o ácido sulfúrico que vai fazer a bateria produzir eletricidade.

Agora que você já sabe o que tem dentro da bateria de moto, que tal entender a química por trás desse sistema que faz esse meio de transporte funcionar? Para isso, assista o vídeo na íntegra. Você vai descobrir outros elementos que integram a bateria da moto e de quebra aprender tudo sobre o assunto.

E não deixe de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo motoqueiro. Aposto que ele vai gostar de saber sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorProjeto busca agregar valor social por meio da aquaponia
Próximo artigoDá pra viajar POR FORA do AVIÃO???