Temos a TOMADA mais SEGURA e podemos provar!

publicidade

Você já se perguntou, alguma vez, quantos modelos de tomadas pelo mundo existem? Nós vamos te mostrar e ainda provar que a brasileira é uma das mais seguras do mundo!

publicidade

Tomadas pelo mundo

Com tantas variações ao redor do planeta, claro, que as tomadas pelo mundo afora também seriam diferentes. Segundo o levantamento realizado pela equipe do Manual do Mundo, foram encontrados pelo menos 15 modelos diferentes de tomadas.

Mas por que existem tantos modelos de tomadas pelo mundo? Por que não foi feita uma padronização? Basicamente, a ideia era fazer esse alinhamento, no entanto, a energia só se consolidou no começo do século XX.

Com isso, cada país foi estabelecendo um padrão diferente de tomada conforme o desenvolvimento elétrico acontecia. Além disso, na época, não havia globalização – o que significa que não existia uma preocupação mercadológica e nem o comércio de eletrônicos que conhecemos hoje.

Posteriormente, foi estudado uma ação que tinha como objetivo padronizar as tomadas pelo mundo depois da Segunda Guerra Mundial. Contudo, essa ideia não foi levada adiante tendo em vista que essa mudança levaria muito tempo e daria muito trabalho.

Tomada no Brasil

O padrão de tomada no Brasil é o Tipo N e só é usado em dois lugares: aqui e na África do Sul. Apesar dele estar presente apenas nesses países, ele é baseado em um modelo que era para ser utilizado por toda a Europa, mas acabou não sendo adotado.

Levando isso em conta, é certo dizer que o modelo brasileiro é moderno e seguro. Isso porque, no padrão Tipo N, todas as tomadas têm a opção de três pinos. Nesse caso, um plug que tem dois ou três pinos, encaixa perfeitamente na tomada.

Além disso, esse modelo diminui as chances de uma pessoa tomar choque – tendo em vista que existe um “buraco” até que o plug entre por inteiro na tomada, o que evita qualquer tipo de contato.

Outros pontos positivos do padrão de tomada brasileiro é que ele encaixa com facilidade e fica facilmente preso, o que ajuda para que nada fique bambo, bem como é compacto – diferentemente dos outros modelos de tomadas pelo mundo.

Agora que você já está familiarizado com o assunto, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para descobrir quais são os modelos usados em cada país e como fazer caso viaje para algum desses lugares. Não deixe de compartilhar também com aquele seu amigo que gosta de viajar e estar por dentro de todos os assuntos.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorGrupo desenvolve projeto buscando a inclusão social de deficientes visuais
Próximo artigo“Laboratório 2000”: relaxe aprendendo da ciência ao futurismo