OVO EXPLODE FORA do MICRO-ONDAS? Nós testamos

publicidade

Você já parou para pensar como esquentar o ovo no micro-ondas pode ser extremamente perigoso? Caso não, a gente te explica o motivo: o ovo explode fora do micro-ondas!

publicidade

Isso acontece porque uma grande parte do ovo é água. Nesse caso, conforme a água vai esquentando com o passar do tempo, ela tende a se transformar em vapor. Como o vapor ocupa muito mais volume do que a água líquida, ele acaba arrebentando a casca do ovo. O resultado é uma lambança generalizada.

Ovo explode fora do micro-ondas

Digamos que você tenha acabado de esquentar um ovo no micro-ondas e assim que o barulhinho de comida quente tenha sido acionado você se direciona até ao forno para pegar o seu prato com comida para almoçar, por exemplo.

A partir daí as coisas começam a ficar sérias. Isso porque o ovo explode fora do micro-ondas sim! Isso pode acontecer assim que você abrir o forno ou até mesmo quando você parti-lo ou colocá-lo na boca!

E você deve estar se perguntando, nesse momento, a lógica e a ciência por trás disso. E, claro, que a gente te explica.

No momento em que a água está esquentando (dentro do ovo no micro-ondas) se você “segurar” essa água e fizer pressão de fora para dentro e não deixar ela aumentar – igual acontece em uma panela de pressão – ela vai passar dos 100°C e não vai virar vapor. Porque quando você aumenta a pressão a água tem dificuldade de entrar em ebulição.

E sabe o que isso significa? Quando você tirar o ovo do micro-ondas a água que estiver dentro dele vai estar com uma temperatura acima de 100°C e não vai ter virado vapor ainda. Assim, quando você furar o ovo ou partir, você vai liberar toda essa pressão que está lá dentro de uma vez só e essa água vai virar vapor imediatamente e assim o ovo vai explodir.

Nós testamos

Mas, como a gente adora fazer essas experiências físicas e testes para provar se, de fato, essas coisas acontecem ou não, claro que a gente aceitou o desafio e foi descobrir na prática se isso o ovo explode fora do micro-ondas.

O resultado que a gente obteve foi que o ovo no micro-ondas pode se tornar uma verdadeira bomba dentro de casa. Ele não só explodiu dentro do micro-ondas, como fora também! Inclusive, fizemos os testes do ovo no micro-ondas com e sem casca. Ou seja, não tem pra onde correr, isso é perigo na certa!

Para você conferir o teste completo, é só assistir o nosso vídeo na íntegra. Ah, e não vai esquecer de compartilhar esse vídeo com aquele amigo que ama ovo. Vai que ele coloca no micro-ondas. Temos certeza de que você não quer um acidente. Nesse caso, é melhor prevenir do que remediar!

 

Deixe seu comentário

Artigo anteriorQual é o SEGREDO do GALINHO do TEMPO?
Próximo artigoProjeto produz microplásticos biodegradáveis para setor de cosméticos