Água ferve a 100°C? Você foi ENGANADO!!

publicidade

A água ferve a 100ºC, certo? Errado! Nós aprendemos essa teoria a vida toda, mas, na verdade, isso só funciona em condições ideais, ou seja, no nível do mar.

publicidade

Isso porque a temperatura que a água ferve depende muito da pressão atmosférica, ou seja, a pressão exercida pela atmosfera sobre uma superfície. E é no nível do mar que encontramos a maior pressão atmosférica que existe no planeta: 1 atmosfera (atm).

Água ferve a 100°C?

Se você também acha que a água ferve a 100°C, você foi enganado a sua vida inteira e essa experiência de física vai te provar. Isso acontece, como apontado anteriormente, porque o ponto de ebulição da água – a temperatura em que a água ferve – depende muito da pressão atmosférica.

Nesse caso, é errado dizer que água ferve a 100°. Mas, afinal, com quantos graus a agua ferve? Nós vamos te mostrar isso nesta experiência de física, fervendo a água em três lugares diferentes: na praia, na serra e na cidade.

O objetivo do experimento é simples: testar a água fervendo em 3 ambientes distintos com diferentes altitudes. Para isso, decidimos fazer o teste com o maçarico, afinal, não seria possível encontrar um fogão na praia ou na serra. Além disso, foi utilizado também um apoio de ferro, um recipiente para a água e um termômetro de culinária.

Vocês estão prontos? Chegou a hora de saber: a água ferve a quantos graus Celsius? Ah, antes de conferir a resposta no vídeo, temos um spoiler: as diferentes altitudes influenciam no ponto de ebulição (quanto os estados da matéria, por exemplo um líquido muda de estado e passa a ser gasoso) tanto da água quanto de outros líquidos.

Mas você achou que seria fácil assim? Para conferir essa experiência, não deixe de assistir o vídeo na íntegra e de compartilhar com aquele seu amigo que também acreditava na “lenda” de que a água ferve a 100°.

Venha estudar na Alura, o seu manual do mundo da tecnologia com 10% de desconto hoje.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorComo é PRODUZIDO O NIÓBIO! #Boravê
Próximo artigoFINALMENTE! Fizemos a LÂMPADA DE LAVA ELÉTRICA!
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.