SUPERCOMPUTADOR CASEIRO: Faça o seu!

publicidade

Um supercomputador é um computador com alta velocidade de processamento e grande capacidade de memória. O aparelho é muito utilizado em áreas de pesquisa onde uma grande quantidade de processamento se faz necessária, como previsão do tempo, estudos de aerodinâmica e exploração de petróleo e gás natural.

publicidade

Supercomputador 

Um supercomputador, basicamente, representa o que há de mais avançado no que a tecnologia de processamento já alcançou em termos de velocidade. Esses aparelhos, geralmente, são desenvolvidos por empresas tradicionais, mas não são produzidos em série.

É certo dizer que um supercomputador, como o próprio nome sugere, é inúmeras vezes mais potente do que um computador comum que usamos no cotidiano.

Tendo como base de comparação, o Dragão, um dos supercomputadores da Petrobras, tem um processamento equivalente a 4 milhões de celulares ou 100 mil notebooks modernos.

Supercomputadores da Petrobras

O Dragão, que é o supercomputador mais moderno e potente da empresa, é um gigante que pesa 20 toneladas e teria 34 m de altura caso os gabinetes fossem empilhados. Com 200 terabytes de memória RAM (Random Access Memory), rede de 100 gigabits por segundo, e mais de 500 processadores trabalhando juntos, o supercomputador é o maior da América Latina.

O equipamento é utilizado para atuar no atendimento de necessidades de processamento de dados geofísicos da Petrobras, além de contribuir para os programas estratégicos da empresa.

Mas, além desse, a Petrobras também conta com outros supercomputadores, sendo eles: o Grifo – que já foi o maior supercomputador da indústria de petróleo do mundo -, o Andrômeda, o Fênix e o Atlas. Todos eles trabalham processando as informações sobre as camadas que estão abaixo da Terra.

Como fazer um computador potente

A questão é que, quando se trata de algo “super”, como são os supercomputadores, logo relacionamos a imagem de algo grande. E de fato esses equipamentos são muito maiores do que os tradicionais.

No entanto, as peças em si não possuem um tamanho gigantesco. Na verdade, fazer um computador potente, basicamente, é reunir várias peças para aumentar a potência.

Para testarmos isso na prática, nós fizemos um “mini” supercomputador. Se você quer saber como fazer isso, assista ao vídeo na íntegra e descubra. Não esqueça também de compartilhar com aquele seu amigo que adora essas novidades tecnológicas.

 

 

Deixe seu comentário

Artigo anteriorConstruímos um submarino: você se lembra como tudo começou?
Próximo artigoConstruímos um submarino: quais foram os maiores erros e acertos?