Você SABE MESMO o que é PRÉ-SAL?

publicidade

Provavelmente você já deve ter ouvido em algum lugar que conhecemos mais o solo lunar do que o fundo do mar. Tendo em vista que cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos por água, ainda falta muito para conhecer. Contudo, com o patrocínio da Petrobras, você vai conhecer águas ultraprofundas que são exploradas a fim de extrair petróleo e descobrir o que é pré-sal.

publicidade

Águas ultraprofundas

Antes de entender o que é pré-sal, primeiramente, é importante salientar o que são as chamadas águas ultraprofundas. Basicamente, trata-se de uma profundidade com mais de 1.501 m.

Tendo esse número como base de comparação, vale destacar então que são nessas condições de profundidade que o petróleo, que utilizamos para a produção de combustível, é extraído.

O que é o petróleo

Contextualizando, o petróleo é uma mistura de moléculas compostas principalmente por carbono e hidrogênio que tem origem na decomposição de matéria orgânica.

Ele fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas permeáveis e que depois do processo de refinamento dá origem a várias frações usadas em nosso cotidiano, como é o caso do abastecimento de carros com a gasolina.

O que é pré-sal

Mas afinal de contas, o que é pré-sal? O Brasil explora o petróleo há alguns anos, desde o século XIX. Mas foi apenas na nossa história recente que descobrimos a existência do pré-sal.

Geologicamente falando, o pré-sal refere-se a uma camada de rochas formadas preferencialmente por rochas carbonáticas, localizada abaixo de uma camada de sal.

No Brasil especificamente, o pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos, no espaço geográfico criado pela separação dos atuais continentes Americano e Africano.

Tecnicamente, o pré-sal é uma camada de sedimentos que fica abaixo das camadas de pós-sal e sal.

Esse termo é utilizado no País para se referir ao reservatório de petróleo encontrado na costa brasileira. A sua descoberta em si foi anunciada em 2007 e ajudou a tornar o Brasil um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo. Mas afinal de contas, como isso é feito?

Supermaker

E aí, gostou de descobrir o que é pré-sal na nova série no canal? A ideia do novo quadro é falar sobre várias tecnologias e como elas mudam o nosso dia a dia sem nem nos darmos conta.

E para começar com o pé direito, nada melhor do que falarmos de algo que está completamente inserido no nosso dia a dia: o petróleo e a forma que ele é aplicado no nosso cotidiano.

E aí, ficou curioso para saber como é feito todo esse processo? Assista ao vídeo na íntegra e descubra o passo a passo dessa tecnologia com a super maquete que fizemos. Ah, e não esqueça de compartilhar esse vídeo com algum amigo e contar essa novidade para ele!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorCombate às fake news: projeto busca checar notícias sobre a Covid-19
Próximo artigo“Café e Ciência”: o canal estimulado por perguntas complexas