Faça um JOGO da VELHA que GANHA de VOCÊ!

publicidade

Você, provavelmente, já ouviu falar em machine learning ou aprendizado de máquina. Esse termo vem do inglês e, basicamente, se trata de uma tecnologia onde computadores possuem a capacidade de aprender a resolver uma tarefa por meio de associações de diferentes dados, imagens, números e outros.

publicidade

Machine learning

Nesse caso, o machine learning é uma área da ciência da computação que permite automatizar respostas a partir de inteligência artificial e big data. Essa entrega assertiva por meio do machine learning, cada vez mais, vem se tornando comum e necessária.

Por exemplo, o machine learning é amplamente utilizado nas traduções do Google, nas sugestões da Netflix, no funcionamento do Facebook, nas rotas do Waze, na programação de carros autônomos e até na caixa de spam do e-mail. Ou seja, utilizamos o machine learning em muitas áreas do nosso cotidiano.

Mas, além disso, o machine learning também é utilizado em outros ramos da indústria, por exemplo, na exploração de petróleo.

Levando em consideração que em uma plataforma de petróleo inúmeras coisas acontecem e existem diversos sensores que estão ativos para captar informações como: a quantidade de petróleo que está sendo produzido, a qualidade desse produto, a pressão que está passando pelos tubos, a temperatura e por aí… quanto mais minuciosa for a análise desses dados, melhor.

E é aí que entra o machine learning. Os supercomputadores vão tentando achar padrões para aumentar e melhorar a produção do petróleo. Além disso, essa tecnologia também serve como uma medida de prevenção para casos de acidentes, etc.

Jogo da velha inteligente

E como o Manual do Mundo gosta de colocar tudo em prática, fizemos um jogo da velha inteligente para entender se é possível fazer uma máquina aprender a jogar.

A parte física do jogo é razoavelmente simples (embora trabalhosa) de se construir. Foram usados LED’s RGB para indicar as casas ocupadas por cada jogador, botões para marcar as jogadas e um arduino mega para fazer a comunicação com o computador. O esquema elétrico da montagem incluindo os componentes adicionais pode ser consultado aqui.

O programa necessário para fazer tudo funcionar foi dividido em duas partes. A primeira é um código para arduino que tem a tarefa de controlar os LED’s e botões, fazendo a ponte entre os sinais dos componentes e os dados recebidos pelo computador. A segunda parte, que é efetivamente onde acontece o “aprendizado”, consiste em um código em Python que roda no computador e foi adaptado desta referência. O código original para arduino e o código adaptado em Python podem ser obtidos aqui.

Agora que você chegou até aqui e já sabe o que é machine learning, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para conferir outras curiosidades e ver o resultado do jogo da velha inteligente. Compartilhe também com aquele seu amigo que adora as nossas explicações e projetos.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorFIZEMOS um DRONE SUBMARINO com PVC