Faça um MEDIDOR de ENERGIA e ECONOMIZE!

publicidade

Você sabia que é possível fazer um medidor de energia elétrica caseiro para mensurar o consumo de energia dos equipamentos da sua casa? Esse aparelho, além de ajudar a saber o gasto, também contribui para a economia e o cuidado com o meio ambiente.

publicidade

Medidor de energia elétrica

O medidor de energia elétrica vai funcionar como uma extensão, que está entre a tomada e o aparelho que terá o consumo mensurado.

► Baixe aqui o tutorial, o esquema elétrico, os arquivos de biblioteca e o arquivos para serem colocados em Arduino.

Quem vai medir a energia elétrica que está sendo gasta é uma placa. Nela são inseridos os dois fios que chegam da energia elétrica e também uma bobina que fica em volta do fio neutro que chega da tomada. Dessa bobina também saem dois cabos que serão ligados no módulo (a placa).

Os dados do medidor de energia elétrica serão mandados por meio de outra placa – que funciona de forma similar ao Arduino – que consegue se comunicar por meio do wifi. Para conectar essas duas placas de comando é relativamente fácil: são dois fios que passam a energia e dois fios que passam as informações.

Estrutura do medidor

Depois que essas instalações foram feitas, é preciso estruturar o sistema em uma placa padrão. Essa placa vai fazer poucas conexões, mas vai servir de base para organizar os fios em uma caixa.

Basicamente, todos os sistemas vão ser encaixados e soldados nessa peça. Isso vai deixar o sistema organizado e também prático para ser acessado em caso de manutenção.

Por último, mas não menos importante, para de fato o medidor de energia elétrica funcionar, essa placa precisa mandar as informações pela internet para um site que pode ser acessado pelo celular. Para isso é preciso entrar numa plataforma, se cadastrar e seguir todos os passos indicados.

Agora que você aprendeu a como fazer um medidor de energia elétrica, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para acompanhar o passo a passo e também de compartilhar com aquele seu amigo que adora essas novidades!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorAplicativo “Conexão Cidade” busca conectar pessoas aos espaços públicos
Próximo artigoLixeira Descontaminadora Ultravioleta: grupo cria equipamento para desinfetar máscaras descartáveis