LUZ INTELIGENTE que ilumina ARMÁRIO ft. Kathrein Moura – Com os pés

publicidade

Já aconteceu alguma situação que foi preciso você levantar no meio da noite para pegar algo? Se sim, a sua primeira reação, com certeza, foi acender a luz e acabar atrapalhando o sono da pessoa que está no mesmo cômodo que você. Mas, esse embaraço pode ser resolvido com uma luz para armário que acende sozinha e fica acoplada dentro de alguns móveis.

publicidade

Luz para armário

Fazer uma luz para armário que acende sozinha pode ser benéfico em inúmeras situações do dia. Na verdade, isso já vem embutido em alguns aparelhos da nossa vida, como a geladeira, o porta-luvas do carro e o micro-ondas. A ideia é simples: ao abrir uma porta, a luz automaticamente é acesa.

Para quem quer fazer uma luz para armário que acende sozinha, não é preciso muitos materiais e se trata de um projeto relativamente simples que pode ser feito em casa sem grandes problemas.

Dentre os itens que são necessários para isso, podemos incluir os LEDs de alto brilho, o porta pilhas, o interruptor normalmente aberto, as estruturas que vão acoplar todas as peças e o ferro de solda. Com os materiais separados, só colocar o projeto em prática.

Montando o aparelho de luz

O primeiro passo é encaixar o interruptor normalmente aberto em uma peça que possui um furinho no meio. Depois, é preciso colar as outras partes das pecinhas formando uma caixa – que vai servir de estrutura para o projeto. Em cima dessa caixinha vai ser inserido uma fita dupla face e o porta pilhas vai ser instalado logo na sequência.

Enquanto essa estrutura seca, a etapa seguinte é colar as luzes de LED em outra peça do projeto. As luzes precisam ficar todas na mesma direção: fios curtos para um lado e fios compridos para o outro. Depois, basta soldar os fios e cortar os excessos.

O próximo passo é soldar os fios do porta pilhas com o interruptor e com as luzes de LED. Quando tudo estiver devidamente firme e encaixado, basta colocar as pilhas e testar o interruptor. Se a luz acender, é sinal que o aparelho está funcionando e, agora, você vai poder instalar esse aparelho em qualquer lugar que você deseja ter uma luz para armário que acende sozinha!

Agora que você já sabe como fazer uma peça de luz para armário que acende sozinha, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra porque ele foi feito em parceria com uma convidada especial! Compartilhe o vídeo também com aquele seu amigo que adora os nossos projetos Makers.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorComposteira doméstica: grupo une meio ambiente e internet das coisas
Próximo artigoCanal USP: veja “aulas” da universidade de onde estiver