Faça uma PLACA SOLAR usando LEDs COMUNS!

publicidade

Será que vale a pena fazer uma placa solar caseira? Aqui no Manual do Mundo, nós fizemos, testamos e até comparamos com uma comprada para avaliar o desempenho.

publicidade

Existem diferentes formas de se criar uma placa solar em casa, porém, vamos focar no mais simples, fazendo uma sequência de LEDs.

Aliás, você sabia que os LEDs são capazes de gerar energia elétrica quando recebem luz do sol? Sim, são capazes e vamos mostrar como!

Parece loucura, não é mesmo? Mas seguindo o passo a passo podemos fazer o LED reagir da maneira que queremos e, assim, criar a nossa placa solar.

“Mas Iberê, você vai querer comparar isso com programação?” Com certeza! Programação, nada mais é do que uma lista de comandos e tarefas que criamos para que os computadores possam executar.

Na vida real não é diferente, temos uma lista de afazeres que nós mesmos fazemos e executamos.

Para criar e programar a nossa placa solar caseira, utilizaremos o LED vermelho, de alto brilho, com 5 mm e 15 mil milicandelas.

Milicandelas é como chamamos a medida da quantidade de luz que o LED consegue emitir. Cada um desses LEDs custaram em média R$ 0,40.

Com o auxílio de um multímetro, conseguimos saber a eletricidade que um LED consegue gerar e chegamos a voltagem parecida com a de uma pilha, embora a quantidade de amperes e elétrons não chegue nem perto do que a pilha pode oferecer.

Utilizando 2 LEDs conseguimos fazer uma calculadora de 1,5 volts (uma pilha) funcionar, com mais de 50 LEDs acendemos outro LED, porém, não tivemos sucesso com um motor de DVD, que requer pouquíssima energia.

Com os testes feitos, temos a noção de quantos LEDs precisaremos para fazer com que a placa solar caseira funcione.

Construindo nossa placa

De volta à construção da nossa placa solar, vamos precisar de uma tampa de plástico, uma furadeira e LEDs que serão fixados através da solda.

Tendo a “receita” em mãos, chegou a hora de começar a trabalhar! Queremos uma placa solar parruda, portanto, vamos criar a nossa baseada em uma que conseguimos comprar, que fornece 6 volts e chega até 3 watts.

Desenhamos o nosso projeto no computador, imprimimos e cortamos a nossa placa solar no laser.

Quase 4 horas de trabalho depois, temos a nossa placa solar com 200 LEDs.

Quer saber se ela foi tão eficiente quanto a placa solar comprada? Confira a comparação no vídeo! E não esqueça de deixar o seu comentário, fechou?

Sabia que esse não é o nosso primeiro vídeo falando de placa solar? Clique aqui e confira o carregador que criamos com a mesma tecnologia.

Aproveite e clique aqui para aprender a fazer uma lanterna à manivela.

Deixe seu comentário