ESPETO de CHURRASCO que GIRA: Faça em casa

publicidade

Você aí é do tipo que gosta de um churrasco, mas vive deixando a carne passar do ponto porque ficou conversando demais ou se distraiu com outra coisa? Bom, não se preocupe porque os seus problemas acabaram com o nosso espeto de churrasco que gira.

publicidade

Espeto de churrasco que gira

Para fazermos o nosso espeto de churrasco que gira e, de quebra, uma churrasqueira de respeito, não é preciso de muito e nós podemos provar.

O nosso primeiro item é algo que muita gente tem em casa e, talvez, já tenha até jogado fora alguma vez: o tambor de uma máquina de lavar. Ele vai ser a base da nossa churrasqueira. Vai ser lá que vamos adicionar o carvão e também instalar o nosso espeto de churrasco que gira. Para apoiar essa estrutura nós vamos utilizar o método raiz: blocos de tijolo.

Bom, para montarmos o espeto que vai ser o responsável por deixar as nossas carnes suculentas vamos precisar, primeiramente, de um motor – que é o mesmo utilizado para girar o prato do micro-ondas. A dica é comprar um de 110V ou 220V, porque aí você pode ligar direto na energia da tomada.

Para o motor conseguir girar o espeto, precisa acoplar no eixo do motor um conector múltiplo sem a parte plástica e um pedaço de cano de metal.

Além disso, vai ser preciso também de quatro L, com mais ou menos 15x15cm, e dois pedaços de madeira que vão ser usados para dar suporte ao espeto de churrasco.

Antes de continuarmos é importante informar que, caso o tambor que você queira usar seja de algum material inflamável ou possua resquícios de tintas ou coisas tóxicas, não use! A indicação para essa finalidade é utilizar um tambor de aço, inox ou ferro.

Como fazer o suporte do espeto

Para fazermos um espeto de churrasco de gira, em uma das madeiras vamos precisar fazer um buraco – que vai servir para colocarmos o cabo do espeto, para que ele não escape enquanto estiver rodando. Depois, essa ripa precisa ser serrada ao meio, para que esse pedaço da madeira fique, na verdade, não com um buraco, mas sim com duas meia luas. Já a outra madeira, que é um pouco menor, vai servir para ser o apoio do motor.

Depois, é preciso fazer todas as marcações e furos necessários para prender a madeira no suporte em L e também no motor.

E lembra que a gente falou que ia precisar de um pedaço de cano de aço? Bom, ele vai servir de suporte para a ponta do espeto. Para isso, vamos precisar cortar esse item em um tamanho de, aproximadamente, 7cm e, depois, vamos fazer dois furos para prender o conector elétrico.

A parte elétrica também é tão simples quanto as demais etapas. Para colocar o nosso motor para funcionar, vamos precisar de um cabo de abajur que, ao invés de ser ligado em uma lâmpada na ponta, vai ligar, justamente, o motor.

Depois de tudo finalizado e devidamente encaixado, basta pegar o apoio da ponta do espeto e prender no eixo motor usando a conexão elétrica. Após instalar tudo, ao ligar na tomada já vai ser possível ver a peça rodando – com tem que ser.

Instalando as peças do churrasco

Peças devidamente finalizadas, é hora de instalar o apoio do espeto e do motor na churrasqueira. No caso da nossa churrasqueira, utilizamos os próprios buracos dela para encaixar esses suportes. Caso o tambor que você tem em casa seja diferente, não tem problema, é só fazer os buracos necessários para deixar todos os parafusos presos.

Bom, depois de tudo finalizado, é hora de “encaixar” a última peça do churrasco: a carne. Antes, claro, é preciso colocar o carvão, ascender até pegar brasa e por aí vai… mas isso é assunto para um outro vídeo.

Agora é só colocar o espeto para rodar e se deliciar com o churrasco!

Agora que você já sabe como fazer um espeto de churrasco que gira, não deixe de experimentar em casa e nos marcar. Ah, e não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele amigo que amo um churrasquinho ou até mesmo para aquele que vive deixando a carne virar carvão!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorBanco Central oferece programa gratuito de educação financeira para escolas
Próximo artigoEnergia solar em embarcações: projeto visa combater o lixo na Baía de Guanabara