TRANSFORME sua BIKE com um DISPLAY de LED

publicidade

A lista de pedidos do Manual do Mundo, de fato, nunca para de crescer. Mas, como promessa é dívida, aos poucos, as tarefas vão sendo concluídas. O projeto da vez é, nada mais nada menos, do que um display POV de LED e o resultado dele você confere agora!

publicidade

Baixa os códigos para o seu projeto aqui!

Display POV

No entanto, antes de partir para a prática, nada melhor do que ficar por dentro do assunto. Nesse caso, afinal, o que é um display POV? Basicamente, podemos dizer que se trata de um “ventilador gigante” rodeado de LEDs .

A ideia do objeto é que, ao ser girado, seja possível formar qualquer figura. Isso porque, como o movimento é mais rápido do que o nosso olhar, nós conseguimos criar a imagem com base nesse movimento.

O nome, justamente, indica esse movimento: persistence of vision, que em tradução livre significa persistência da visão.

Display de bicicleta

Para fazer um display POV em casa é preciso de apenas alguns materiais: um Arduino Nano, uma protoboard, um resistor de 1k ohm ou de 10k ohm, uma bateria capaz de alimentar o arduino e os LEDs (7v à 9v), uma fita de LED RGB endereçável, um sensor de efeito Hall, jumpers e dois imãs.

O primeiro passo é encaixar o Arduino Nano na protoboard. A etapa seguinte é encaixar todos os fios e a fita de LED também na protoboard (para facilitar, o indicado é assistir ao vídeo na parte em que mostramos o diagrama do projeto).

Quando tudo estiver devidamente encaixado, é hora de instalar a bateria no Arduino, que já deve ter o código inserido. Vale ressaltar que esses são os últimos fios a serem encaixados no circuito para garantir que não aconteça nenhum contratempo.

Depois, basta encaixar o display POV no raio da bicicleta e começar a pedalar. Agora que você chegou até aqui, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para conferir o resultado e também de compartilhar o vídeo com aquele seu amigo que ama misturar tecnologia e esporte.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorA FOTO PERFEITA com GOTA D’ÁGUA
Próximo artigoFerramenta de escaneamento 3D em celular é opção viável para projetos elaborados