Faça em casa uma PISTA de CORRIDA de LED!

publicidade

Você é aquela pessoa que gosta muito de video game e jogos de corrida em pistas automobilísticas? Se a resposta for sim, você precisa aprender a fazer um Autorama de LED com Arduino agora mesmo!

publicidade

Como fazer um Autorama de LED

Para fazer um Autorama de LED é relativamente simples, tendo em vista que são utilizados poucos materiais e a execução do projeto em si não demanda muitos passos a serem seguidos.

A primeira etapa é furar uma caixinha que vai abrigar o video game. Isso é fundamental porque alguns cabos irão passar com antecedência nessa estrutura.

O primeiro cabo a ser inserido na caixa é o de energia. O cabo de energia é instalado com um capacitor e é ele que vai ser preso ao Arduino, a fita de LED e ao alto falante.

No fio de comunicação da fita de LED vai um resistor e no fio de comunicação do alto-falante vai um capacitor. No outro lado do capacitor deve ser ligado toda a parte negativa do aparelho.

Vale ressaltar que é importante isolar todos os fios porque se uma parte exposta encostar em outro fio o aparelho pode gerar um curto e até queimar.

A última etapa, porém não menos importante, é preparar os fios que vão ser encaixados nos controles. Parte da fiação fica em outras duas caixas (que serão utilizadas como controle) e elas são soldadas no interruptor. O outro lado é soldado no Arduino.

Código dentro do Arduino

Depois que toda a estrutura do Autorama de LED estiver finalizada, basta colocar o código dentro do Arduino (clique aqui para ver).

Para fazer isso, é só instalar uma biblioteca. Depois, para mandar o código, é necessário conectar o computador no Arduino e carregar o arquivo para que ele funcione corretamente no Autorama de LED.

Após finalizar todos os processos, basta encaixar o alto falante na caixinha onde ficam os fios e instalar a pista de corrida onde você vai querer se divertir. Como se trata de um jogo onde o controle só conta com um botão, é só não bobear para conseguir chegar em primeiro lugar.

Mudanças no autorama

Um ponto muito interessante e divertido no Autorama de LED é que ele é simples, mas é possível ir adicionando na programação outros códigos para deixar o jogo com outras funcionalidades, dificuldades, etc.

Nesse caso, existe a possibilidade de trocar as músicas que tocam no jogo, criar montanhas para dificultar a passagem do carrinho e por aí vai!

Agora que você chegou até aqui e descobriu todas as facetas do Autorama de LED, não deixe de compartilhar com aquele seu amigo que, assim como você, também adora games e corridas!

Materiais:
1 Arduino nano
1 Capacitor eletrolítico 1000uF
1 Capacitor eletrolítico 1uF
1 Resistor 470r
2 Botões push sem trava
1 Fita de led WS2812b
1 Falante 4r

Deixe seu comentário

Artigo anteriorGrupo desenvolve trabalho que busca o combate à mosca negra-do-citros
Próximo artigoGrupo cria placas em braille sustentáveis para garantir o direito à acessibilidade