Como é FEITA uma MAQUETE PROFISSIONAL #Boravê

publicidade

Você era aquele tipo de pessoa que mandava bem na escola quando os assuntos eram maquete e trabalhos manuais? Se a resposta for sim, você vai ficar de boca aberta ao descobrir a existência dessa incrível maquete profissional que, além de completa, ainda reage à voz. Boravê!

publicidade

Para explicar todo esse processo, fomos falar com quem entende do assunto. O Iberê conversou com o empresário Maurício Pennino que trabalha com maquetes profissionais e reproduz fielmente, em miniaturas, os imóveis que serão construídos.

A ideia de construir uma maquete profissional é mostrar às pessoas interessadas em comprar o imóvel como é o projeto em si e instigá-las a se apaixonar pelo o que estão vendo.

Montagem de uma maquete profissional

Para fazer uma maquete profissional tudo começa quando chega o projeto real para a construção do imóvel. Esses documentos e as plantas que os engenheiros e arquitetos utilizam para a construção servem para nortear as pessoas que estão ali a fazer uma maquete profissional idêntica à ideia original.

O primeiro passo para a construção de uma maquete profissional é escolher e separar todos os materiais que serão utilizados na composição do projeto.

Na maquete exposta no vídeo, a estrutura da casa foi feita com MDF e as paredes de acrílico transparente para conseguir enxergar a decoração de cada cômodo.

Para deixar cada cantinho da casa idêntico ao projeto inicial, os responsáveis pela maquete precisam redesenhar todas as peças: paredes, pisos, piscina, janelas, etc, em um tamanho que equivale ao imóvel real.

Incrível maquete que reage à voz

Além da estrutura que segue os devidos padrões, para fazer uma maquete profissional é necessário ser fiel às instruções que serão utilizadas no imóvel para garantir que a casa funcione de forma inteligente.

No caso da iluminação, ela precisa seguir o que foi definido pelos arquitetos. Para isso, são utilizados fitas e pontos de LED.

Dependendo da maquete, inclusive, é feito um projeto de automação para que ela responda alguns comandos. Nesse projeto em específico, os pavimentos da casa se levantam para ser possível olhar a casa por dentro. Todo esse sistema funciona por comando de voz. Assim sendo, você fala e a maquete profissional te escuta e obedece.

E aí, ficou curioso e quer ver isso na prática? Assista ao vídeo na íntegra e descubra como é elaborada cada fase. Já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que ama projetos como esse!

Deixe seu comentário

Artigo anterior“Ciência sem blá blá blá não é ciência”, diz criador de conteúdo científico
Próximo artigoNojentas, mas úteis: Afinal, qual é a função das baratas?