Como são FEITOS os ÓCULOS #Boravê!

publicidade

Você sabe como são feitos os óculos? Neste passeio virtual, você vai conhecer mais sobre a produção deste acessório que é extremamente necessário quando se tem dificuldade de enxergar devido a algum problema ocular, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. #Boravê!

publicidade

Como são feitos os óculos

Para mostrar exatamente como são feitos os óculos, nós fomos virtualmente até uma ótica descobrir a fundo cada etapa desse processo.

O primeiro ponto para a criação do óculos é que ele precisa ser ergonômico. Para isso, existem três partes importantes: a ponte, que é o encaixe no nariz, as hastes, que também são conhecidas como pernas do óculos e servem para encaixar a peça atrás das orelhas, e o ângulo pantoscópico, que é a inclinação da lente.

Injeção de poliamida

Durante a nossa visita virtual, nós acompanhamos o processo de fabricação de uma armação feita com injeção de poliamida. Para isso, a fábrica produz um tipo de molde em blocos de aço ou alumínio. Durante a vida útil desses blocos eles conseguem produzir, mais ou menos, 50 mil armações.

Esses moldes ficam em máquinas injetoras que vão jogar o plástico derretido neles. A poliamida usada é o grilamid e ela chega à fábrica no formato de pequenas bolinhas que, posteriormente, são derretidas dentro da injetora.

Antes da injeção acontecer, as pecinhas metálicas como as que seguram as hastes são colocadas na forma. Isso é feito porque quando os plásticos esfriam elas já ficam presas na armação.

Montagem dos óculos

Depois que isso é feito, as peças passam por um processo de acabamento. Alguns são feitos com as peças separadas e outros com as armações montadas.

Primeiro é feito o lixamento, depois o tamboreamento e por último a lavagem ultrassônica que acontece em uma banheira com água que limpa a armação vibrando em uma frequência super alta.

O passo seguinte é a pintura, que pode ser feita manualmente ou até mesmo por robôs. Após os óculos descansarem por algum tempo, são encaixadas as demolentes, que são lentes falsas e sem grau. As óticas usam esse tipo de lente para fazer marcações e medições – principalmente das pupilas.

Mas, além das armações é necessário outra peça fundamental para as pessoas conseguirem enxergar corretamente: as lentes! E aí, ficou curioso para descobrir como esse processo é feito? Assista ao vídeo na íntegra e fique por dentro do assunto. Não esqueça de compartilhar também o vídeo com aquele seu amigo que não vive sem os óculos.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorPequenos, mas perigosos: qual a verdadeira função dos mosquitos?
Próximo artigoEducação democrática: projeto debate a função de alunos como agentes do conhecimento