Como é feito um FILTRO DE BARRO? #Boravê

publicidade

publicidade

Provavelmente, você tem ou conhece alguém que tenha um desses em casa. Mas você já viu o passo a passo da produção desse item tão clássico da cozinha brasileira? Nós vamos te levar até Jaboticabal, interior de São Paulo, e mostrar como é feito o filtro de barro!

Do barro ao filtro

Tudo começa na jazida, de onde são retirados dois tipos de argila, a preta e amarela. A primeira é mais forte e tem óxido de ferro, já a segunda é mais leve e serve para igualar a densidade, evitando quebras e trincos.

Na mistura da massa também vai o silicato, um mineral que melhora o grude do barro e dá a liga. Quando a argila está mole, ele é responsável pela elasticidade e, após a queima, pela dureza.

Após ser misturado em algumas máquinas e passar por um teste de qualidade, o barro vai, literalmente, para as mãos dos oficiais, pessoas com talento e técnica que irão moldar as peças no torno.

O filtro é composto por três peças: a cabeça, que vai na parte de cima e recebe a água que vai ser filtrada, a tampa e a vela; o pé, onde fica a torneira; e a base, que é o suporte.

Depois de ser modelado e montado, o filtro precisa de um descanso de 48 horas para atingir a umidade necessária e ir para a próxima etapa: o acabamento — que também é feito todo à mão.

A peça descansa por até sete dias e é levada para um forno à lenha com capacidade para até quatro mil peças. Após a queima, o filtro é pintado, montado e está pronto para ser comercializado e filtrar a sua água!

E aí, ficou surpreso com o processo? Então, Boravê!

Veja também

Deixe seu comentário

Artigo anteriorFizemos a BOLA de LÁPIS DE COR PERFEITA !
Próximo artigoMÁQUINA que GELA LATINHA em 30 SEGUNDOS? Nós fizemos!
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.