Como é FEITO o HANDPAN? #Boravê

publicidade

Você tem ideia de como é feito o handpan? Calma! Se você nem imagina do que isso se trata, a gente contextualiza: handpan é um termo utilizado para designar um grupo de instrumentos musicais, resultante de um crescente interesse mundial no Hang, um outro instrumento.

publicidade

A inspiração para o handpan, que foi inventado na Suíça a menos de 20 anos, surgiu por meio da combinação dos instrumentos ratam, de origem indiana, com o Steel Pan, de origem em Trinidad e Tobago. No entanto, no caso do handpan, ao contrário do Steel Pan, no qual se utilizam baquetas, ele é tocado com as mãos.

O handpan é um instrumento de percussão e cada bolinha representa uma nota. O handpan tradicional tem 9 notas! Bem legal, né? Para te deixar por dentro do assunto, fomos virtualmente até Santana na cidade de São Paulo para saber como é feito o handpan.

Como é feito o handpan

Fazer o handpan exige muito cuidado e precisão nas suas etapas. Ele começa, primeiramente, como uma chapa retangular que pode ser feita de aço carbono ou aço inoxidável.

Esse instrumento é feito em duas partes, como se fosse um ovo de Páscoa. Para modelar cada metade é utilizado uma técnica chamada hidroconformação – que é usar a água em alta pressão para deformar as chapas.

Essa chapa que vai ser conformada é furada para que ela possa ficar presa em uma estrutura de metal e, assim, não tenha como escapar. Isso tudo é necessário para formar uma concha, que nessa chapa vai parecer uma espécie de “bolha”.

Depois que essa chapa adquire esse formato de concha, ela é cortada com uma tesoura elétrica ou com plasma. Vale acrescentar que ambas as conchas possuem o mesmo tamanho, tanto de diâmetro quanto de altura.

As notas do handpan

O layout do instrumento vai depender da afinação e da escala de notas no final. Normalmente, as notas ficam só na parte de cima. Além disso, um instrumento tradicional tem 9 notas, já os personalizados podem ter mais de 11.

Na hora de fazer as marcações para modificar a estrutura da chapa de inox e ela, enfim, ganhar o som suave do handpan, é necessário passar por algumas longas etapas.

Isso porque, além dessas marcações, como mencionado anteriormente, é preciso se atentar aos tamanhos das notas, se ela é grave ou aguda, já que isso vai interferir na quantidade da área que vai ser usada.

Vale acrescentar que essas notas são feitas uma a uma, em um processo manual que exige, além de muita técnica, materiais necessários para modelar a chapa. Inclusive, quando essa modelagem está sendo feita, além de equipamentos mecânicos robustos, são usados também socadores pneumáticos para aplainar a área.

Afinar o instrumento

Depois que o aço é modelado, ele precisa ser aquecido para que a estrutura se acomode novamente, já que com tantas pancadas da etapa anterior a estrutura do interna do aço fica prejudicada.

Ainda nessa etapa é feita uma primeira afinação que acontece por meio de um martelo comum. No entanto, para que se chegue ao som desejado, essa etapa pode durar até dois dias. Deu para perceber que o modo como é feito o handpan e como ele é afinado não é nada fácil, não é mesmo?

Durante essa fase, é importante pontuar que ela é feita em uma sala específica com tratamento acústico e é necessário a utilização de um programa de computador para checar a frequência de cada uma das notas.

Quando essas etapas são concluídas é hora de começar a montar a outra metade do handpan. Apesar de ser mais “simples” do que a outra parte, nessa fase também é necessário ficar atento aos mínimos detalhes já que é preciso fazer a modelagem e a afinação também.

Após tudo ser concluído, as duas bandas são lixadas, limpas e coladas. O instrumento fica curando por três semanas para que a cola fique bem fixa.

Só então é que o instrumento vai ser afinado mais uma vez e testado por um músico especializado para saber se, de fato, o handpan está pronto para ser usado.

E aí, gostou de saber como é feito o handpan e como funciona todo esse processo? Então não deixe de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que ama música e, com certeza, vai amar conhecer um instrumento novo.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorColecionadores de Ossos: dos fósseis de dinossauros à tela do YouTube
Próximo artigoMOSCA SEM ASA? Veja a COMIDA SECRETA dos ANFÍBIOS