GOLFINHO é DIMINUTIVO do quê? Iberê Responde

publicidade

Já falamos algumas vezes aqui que não existe pergunta boba. Levando em conta que a sua dúvida pode ser a do outro, não perguntar é deixar de adquirir conhecimento, tanto pessoal quanto coletivo. Então, já que o assunto é tirar dúvidas, vamos direto ao ponto: golfinho é diminutivo do quê? É melhor dirigir por mais tempo em uma velocidade menor, ou dirigir por menos tempo em uma velocidade maior?

publicidade

Para esta edição de mais um “Iberê Responde”, colhemos essas e outras várias indagações do pessoal em todas nossas redes sociais como no YouTube, Instagram, TikTok e por aí vai!

Rapidez gera economia de tempo ou de combustível?

Se você dirige há algum tempo ou conhece alguém que manja do assunto, provavelmente, já fez ou ouviu falar de algumas contas que existem para saber/ deixar o carro, digamos, mais econômico e gastar menos combustível.

Nesse caso, vale ressaltar que todos os motores possuem uma faixa ideal de rotação. Isso significa que, dentro dessa faixa de rotação, o carro vai render mais.

A velocidade que o carro atinge nessa faixa varia muito de carro para carro e de motor para motor. No entanto, existe uma coisa que não muda tanto assim: a resistência do ar.

Isso porque, quando você dobra a velocidade do carro, a resistência do ar não dobra junto, na verdade, ela é multiplicada por quatro. Isso quer dizer que a 120 km/h, você tem quatro vezes mais resistência do ar do que a 60 km/h.

Nesse caso, provavelmente, vai compensar mais (economicamente falando) andar a 60 km/h do que a 120 km/h.

Golfinho é diminutivo do quê?

Antes que você caia em várias “histórias para boi dormir” ou desinformações que indicam a origem do nome desse animal, a gente desvenda isso agora indo no cerne da palavra. Ou seja, vamos descobrir a etimologia do nome do golfinho.

A palavra golfinho, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, quer dizer grandes cetáceos da família dos delfinídeos que vem de dolfinho ou de gulfinho. Do latim, dolfinos e que veio do grego – delfes.

Além disso, segundo o dicionário, a palavra golfinho pode ter sofrido uma influência da palavra golfo, que significa uma porção de mar ou oceano rodeada por terra. Nesse caso, golfinho não é diminutivo de nada.

Mas, além de perguntas como essas que você acabou de ver, foram feitas várias outras. Para conferir tudo, assista ao vídeo na íntegra. E não se esqueça de compartilhar com aquele amigo que também tem muitas dúvidas aleatórias!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorAniversário do Manual do Mundo: veja 13 fatos sobre nós!
Próximo artigoAstronomia é só estrelas? Ciência está presente em GPS, wi-fi e celulares