Obrigatório em todos os carros fabricados no Brasil desde 2014, o airbag é uma tecnologia que salva vidas em caso de colisões. Mas o que tem dentro deste componente de segurança que fica “escondido” nos veículos? Nós vamos descobrir juntos!
Mas antes, você sabia que uma reação química é responsável por acionar o airbag? A bolsa de ar é inflada em frações de segundos pela decomposição de azida sódica (NaN₃), que libera o gás nitrogênio (N2).
Sabendo disso, você deve ter imaginado que não é qualquer bolsa que segura uma reação poderosa como essa, não é mesmo? Esse componente precisa ser muito resistente para não arrebentar no momento da expansão dos gases, oferecer proteção térmica contra a reação química que ocorre internamente e ter furos para desinflar logo após o amortecimento — evitando o sufocamento dos ocupantes dos veículos.
E é bom reforçar que o uso do airbag não dispensa o uso do cinto de segurança. Pelo contrário, este é determinante para que o airbag cumpra o seu papel.
Além de explicar todo o funcionamento do dispositivo, é claro que também testamos a tecnologia na prática: nós detonamos airbags no meio de tintas, debaixo d’água e até dentro de uma melancia! Confira no vídeo!
Veja também
- FINALMENTE! Fizemos a L MPADA DE LAVA ELÉTRICA!
https://youtu.be/LcSW7O56B-0 - O que tem dentro da ESCOVA DE DENTES ELÉTRICA https://youtu.be/hhkgzx8BT0M
- Como fazer o VIOLÃO MAIS SIMPLES DO MUNDO https://youtu.be/3NeCRUS20is