Explodimos um AIRBAG dentro da PISCINA!

publicidade

publicidade

Obrigatório em todos os carros fabricados no Brasil desde 2014, o airbag é uma tecnologia que salva vidas em caso de colisões. Mas o que tem dentro deste componente de segurança que fica “escondido” nos veículos? Nós vamos descobrir juntos!

Mas antes, você sabia que uma reação química é responsável por acionar o airbag? A bolsa de ar é inflada em frações de segundos pela decomposição de azida sódica (NaN₃), que libera o gás nitrogênio (N2).

Sabendo disso, você deve ter imaginado que não é qualquer bolsa que segura uma reação poderosa como essa, não é mesmo? Esse componente precisa ser muito resistente para não arrebentar no momento da expansão dos gases, oferecer proteção térmica contra a reação química que ocorre internamente e ter furos para desinflar logo após o amortecimento — evitando o sufocamento dos ocupantes dos veículos.

E é bom reforçar que o uso do airbag não dispensa o uso do cinto de segurança. Pelo contrário, este é determinante para que o airbag cumpra o seu papel.

Além de explicar todo o funcionamento do dispositivo, é claro que também testamos a tecnologia na prática: nós detonamos airbags no meio de tintas, debaixo d’água e até dentro de uma melancia! Confira no vídeo!

Veja também

Deixe seu comentário