Ferramenta de escaneamento 3D em celular é opção viável para projetos elaborados

publicidade

O escaneamento 3D vem se destacando no meio digital cada vez mais. A tecnologia, basicamente, funciona projetando uma luz laser na superfície de um objeto – normalmente em linhas e matrizes – e, após essa fase, uma câmera ou sensor capta esses dados para obter profundidade.

publicidade

Essa funcionalidade é destacável porque se trata de um aparelho e/ ou função capaz de analisar um objeto real e transformá-lo em um modelo digital. Isso, sem dúvida, pode ser benéfico e utilizado em diversas áreas, COMO???. No caso de quem possui uma impressora 3D, o escaneamento pode ser utilizado para criar modelos a partir das peças já feitas.

Escaneamento 3D

Como isso, o escaneamento 3D vem sendo utilizado de diversas formas e com variados equipamentos. Inclusive, tal função pode ser realizada por meio de aplicativos de celulares.

É o caso do “Scanner 3D Qlone” – ferramenta multifuncional para escaneamento 3D. O aplicativo tem como objetivo escanear objetos reais em 3D, modificá-los no aplicativo, exportar o resultado para vários formatos de arquivo 3D, plataformas e impressoras 3D e até dar vida a eles com animações.

Além disso, o Qlone é um complemento para quem busca criar conteúdo de realidade aumentada, realidade virtual, impressão 3D, STEM Education, mostruário de comércio eletrônico e muitos usos.

Scanner 3D Qlone

O escaneamento 3D no Qlone funciona, basicamente, da seguinte forma: você coloca algum objeto na cúpula de realidade aumentada e escaneia a peça em ângulos diferentes.

Após o escaneamento 3D, não é preciso esperar. Todo o processamento é feito ao vivo no seu telefone, em segundos. As ferramentas são integradas ao aplicativo para que você possa otimizar e modificar seu modelo 3D sem precisar exportá-los.

Com isso, é possível mexer na textura e escolher as cores do objeto escaneado, desfocar áreas ou transições para resultados mais suaves, melhorar a qualidade do modelo, apagar áreas indesejadas, alterar a forma do objeto e aprimorar outros detalhes.

Para quem ficou interessado e quer investir em tecnologias makers, esse pode ser um bom começo – na palma da mão. O Scanner 3D Qlone é um aplicativo gratuito e está disponível para Android e iOS.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorTRANSFORME sua BIKE com um DISPLAY de LED
Próximo artigoGUERRA com BONECOS de LÁPIS: Faça em casa