Levamos um HIPOPÓTAMO ao DENTISTA!

publicidade

No Caçadora de Curiosidades dessa semana, você vai conferir o trabalho de um dentista de hipopótamo e como essa manutenção com a saúde bucal é importante. Além disso, claro, você vai ficar por dentro de outras peculiaridades desse animal tão imponente.

publicidade

Para ficar por dentro do assunto, fomos até o Parque Zoológico de São Paulo, localizado na cidade de São Paulo.

Hipopótamos

O hipopótamo é um mamífero herbívoro de grande porte da África subsariana e uma das duas únicas espécies não extintas da família Hippopotamidae – sendo a outra o hipopótamo-pigmeu.

Esses mamíferos têm, em média, 3,5 m de comprimento e uma altura de 1,5m. Além disso, é o terceiro maior animal de vida terrestre no que diz respeito ao peso – entre uma tonelada e meia e três toneladas. As únicas espécies, em média, mais pesadas são os rinocerontes-brancos, os rinocerontes-indianos e os elefantes.

O hipopótamo é um animal altamente agressivo e de comportamento imprevisível. Por isso, é considerado um dos mais perigosos do mundo.

Dentista de hipopótamo

Com toda essa robustez, quem passa pelo zoológico acaba sendo atraído por esse animal. E para manter a saúde e o bem-estar do bicho — e fazer bonito para os visitantes–, existe um profissional indispensável: o dentista de hipopótamo.

Isso porque, quando o hipopótamo está inserido na natureza, ele utiliza os seus caninos para se proteger de outros hipopótamos. Mas, como no zoo isso não acontece, o dente dele acaba não se desgastando e, por isso, de tempos em tempos precisa ser serrado.

E essa é a função do dentista de hipopótamo. Diariamente, profissionais capacitados alimentam e cuidam desses animais. Algumas ações precisam ser recorrentes – como a estimulação de lixar os dentes – para quando a manutenção de fato acontecer os bichos estarem acostumados com o ato.

Agora que você descobriu algumas curiosidades sobre esse animal, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para conferir de perto toda essa experiência. Compartilha também com aquele seu amigo que é fã dos animais!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorÉ possível derrubar a internet tropeçando em um fio?
Próximo artigoEstudante desenvolve projeto de nanopartículas sustentáveis