Como FUNCIONA a PORTA do COFRE? CORTAMOS pra VER!

publicidade

Aqui no Manual do Mundo já criamos 2 cofres. Um de papelão e outro de madeira, cortado a laser com aquele mecanismo incrível.

publicidade

Porém, sempre tivemos o desejo de abrir um cofre daqueles parrudos, grandes e descobrir o que tem dentro dele e saber se o sistema é realmente igual ao dos que fizemos.

Sendo assim, vamos utilizar a engenharia reversa para isso!

Pensamos em comprar um cofre, mas logo de cara vimos que não seria uma opção das mais baratas. Então, Iberê Thenório foi ao Twitter e pediu a ajuda de vocês, afinal, “alguém poderia emprestar um cofre para que pudéssemos dar um fim nele, não é mesmo?”.

Muitas pessoas se ofereceram, porém, a maioria estava bem longe de São Paulo ou os cofres eram tão grandes que não conseguiríamos movimentá-los para trazer à sede do Manual do Mundo. Seguimos assim, até que nosso amigo Joel, de São Bernardo do Campo (SP), entrou em contato conosco.

Joel é o dono do canal Studio 1202, onde ele fala sobre marcenaria e decoração domiciliar, e o pai dele foi dono de um hotel, que hoje está desativado.

Neste hotel havia um cofre guardado há pelo menos 40 anos e sabe-se lá quanto tempo já estava fechado antes de chegar até a família do Joel.

Interessante, não é mesmo? É claro que não perderíamos essa oportunidade por nada! Fomos até lá.

Como abrir um cofre?

Além de conhecer mais sobre a história do hotel e do cofre, desde o momento de nossa chegada, começamos a pensar em como poderíamos fazer para abrir este cofre sem a senha.

Nossas primeiras ideias foram frustradas assim que vimos o cofre, pois seria impossível realizar os cortes que planejamos.

Recebemos até novas ideias do Joel e percebemos que temos muita coisa em comum. Sim, ele tem um “jeitinho” parecido com o do Manual do Mundo.

Além das ideias de como abrir, recebemos a boa notícia: se tiver ouro no cofre, dividiremos meio a meio!

Voltamos para o nosso QG e estamos prontos para começar a missão! Sabemos que não vai ser fácil abrir esse cofre.

Como abrir o Cofre?

Afinal, algo com todo esse peso, esse mecanismo e sistema de segurança jamais facilitaria o trabalho de quem busca abrí-lo, não é mesmo?

O Iberê vestiu a sua roupa de super herói, ou melhor, equipamentos de segurança, pegou as ferramentas e foi à luta.

Será que o mecanismo realmente é igual aos que fizemos? Será que vamos encontrar alguma coisa valiosa lá dentro?

Descobrimos o porquê de tanto peso! A parte de aço do cofre é bem fina, e ele é revestido por uma camada enorme de concreto o que dificultou ainda mais a sua abertura.

Quando utilizamos ferramentas para aço, elas param no concreto. E quando utilizamos para concreto, elas param no aço. Deu trabalho!

Deu para notar que o sistema é exatamente como nos cofres que fizemos, então nossa segurança está aprovada.

Dessa vez, para a engenharia reversa dar certo, precisamos realmente destruir o cofre e só assim descobriremos o que tem dentro!

Acho que todo esse esforço e suor fazem valer o seu comentário aqui, não é mesmo?

Compartilhe o nosso site e o nosso canal com a família e os amigos, estaremos sempre em busca de satisfazer curiosidades e desbravar novos conhecimentos!

Deixe seu comentário