Como é feito um SUCO DE CAIXINHA? #Boravê

publicidade

publicidade

Armazenar um suco de frutas dentro de uma embalagem requer muita tecnologia. E vocês sabem que esse assunto nos interessa muito, certo? Por isso, fomos para Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, e para Monte Mor, interior de São Paulo, para conhecer as etapas de produção e, ainda, descobrir como é possível conservar um suco por tanto tempo dentro da caixinha.

Tecnologia de 150 anos

O suco de frutas concentrado, levado até a fábrica por caminhões de 30 toneladas, passa por uma análise que checa a acidez, a quantidade de açúcar, se os microorganismos da bebida estão de acordo com o padrão e se o cheiro, o sabor e a textura atendem o esperado.

Só depois a bebida é levada para a sala de formulação, onde são misturados os ingredientes, e é submetida ao processo que irá garantir sua conservação. Ao todo, ocorrem quatro passos, sendo que o primeiro, o tratamento térmico, foi inventado há mais de 150 anos pelo cientista francês Louis Pasteur.

O processo de pasteurização consiste em submeter a bebida a um nível de aquecimento onde todos os microrganismos patogênicos presentes no alimento sejam destruídos.
Ficou curioso para ver essa estrutura? Confira todo o processo em nosso vídeo!

Veja também

Deixe seu comentário

Artigo anteriorExplodimos um AIRBAG dentro da PISCINA!
Próximo artigoFizemos a BOLA de LÁPIS DE COR PERFEITA !
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.