Última coisa para o SUBMARINO ir ao MAR!

publicidade

A ideia de construir um submarino foi lançada, oficialmente, em 2018. De lá para cá, muitas coisas aconteceram e a ansiedade foi só aumentando quanto ao desfecho dessa trajetória: o submarino no mar. Agora falta pouco para isso acontecer e a última etapa antes do grande dia é nada mais nada menos do que o batismo de mergulho.

publicidade

Angra dos Reis

O local escolhido para fazer o batismo de mergulho foi a Ilha Grande, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A região é coberta pela Mata Atlântica e atravessada por trilhas sinuosas.

A região começou a atrair muitos turistas no final do século passado. Isso porque, a Ilha abrigava o Instituto Penal Cândido Mendes, anteriormente chamado Colônia Penal de Dois Rios. O presídio funcionou de 1903 a 1994 e após o seu fechamento inúmeras pessoas procuram o local por abrigar uma paisagem intacta.

A Ilha Grande é um atrativo para aqueles que apreciam aventura. É possível fazer uma trilha envolta da região de, mais ou menos, 100 km.

Batismo de mergulho

Para fazer o batismo de mergulho é necessário, primeiramente, fazer o curso específico de mergulho, que tem suas fases iniciais numa piscina de mergulho. Quando essa etapa estiver concluída, o passo seguinte é se preparar para cair em alto mar.

O principal equipamento do mergulho é um cilindro de alumínio. Esse aparelho conta com uma estrutura preparada com quatro saídas diferentes para abrigar os seguintes itens: o manômetro, o profundímetro, o respirador principal e o colete.

Nesse aparato – que é utilizado como uma espécie de mochila – também é acoplado um respirador reserva, para caso aconteça algum imprevisto, um sistema para inflar e desinflar o colete e, assim, ser possível afundar ou submergir e um espaço para colocar lastro. Além disso, também é fundamental utilizar uma roupa de neoprene, as nadadeiras, a máscara e o snorkel.

O batismo de mergulho foi feito com todos os equipamentos de segurança e as imagens ficaram impressionantes. Não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para conferir tudo de pertinho. Compartilhe também com aquele seu amigo que ainda não conhece o nosso grande projeto: o submarino!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorEstudante desenvolve projeto de nanopartículas sustentáveis 
Próximo artigoJovem usa sucata eletrônica para contribuir no desenvolvimento cognitivo de estudantes