Um jeito MUITO BOM de tirar o SAL da ÁGUA DO MAR!

publicidade

publicidade

Se perder em uma ilha deserta ou participar de um reality show que leva os competidores para situações extremas na natureza pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso, é bom estar preparado. Neste vídeo, nós testamos como tirar o sal da água do mar para poder matar a sede sem nenhum problema!

Por que não pode beber água salgada?

Mas, afinal, por que não podemos tomar a água do mar? Será só questão de paladar?? Nada disso! Beber a água do mar é extremamente perigoso e um risco para a saúde.

Isso acontece porque nossas células têm um mecanismo que equilibra a concentração de sais na água que existe dentro e fora delas, processo conhecido como osmose. E ao ingerir água do mar, nosso corpo começa a “gastar” a água interna para equilibrar com o novo líquido, e essa água eliminada pela células vai sair pela urina. No fim das contas, ao beber água do mar, acabamos gastando mais água do que a quantidade ingerida para nos hidratarmos.

Como tirar o sal da água do mar

Para destilar a água, você vai precisar de duas garrafas de vidro, duas formas ou panelas que caibam as garrafas e possam ser levadas ao fogo, um isqueiro ou fósforo, areia e água do mar!

Agora é só montar uma estrutura que deixe as garrafas deitadas com as bocas unidas e um espaço abaixo delas para colocar fogo. Em uma delas, você vai colocar a água salgada e na parte de baixo, você vai acender a chama e deixar que ela faça o restante do trabalho. Essa água vai evaporar, e o vapor vai para a outra garrafa. Ao “chegar” no recipiente mais frio, haverá a condensação, e a água voltará para o estado líquido, mas sem o sal!

Não sabe como fazer fogo? O ideal é ter um isqueiro ou fósforo, mas vale conferir o vídeo que fizemos junto com o Celso Cavallini onde ensinamos a técnica de fazer chama com pauzinhos.

Não achou tão fácil de fazer assim? Confira o vídeo até o final que nós também testamos outras maneiras!

Veja também

Deixe seu comentário