IMPLODIMOS a ÁGUA dentro de um pote!

publicidade

publicidade

Relembrar é viver. E relembrar experiências é aprender! Quem aqui é das antigas, já deve ter visto dois experimentos em que mostramos o poder da pressão atmosférica: a água que sobe no copo e a implosão da latinha de alumínio.

O primeiro acontece porque no momento em que colocamos o copo sobre a vela – e esta sobre o prato com água -, a vela esquenta o ar de dentro do recipiente. Quando isso acontece, a pressão do ar aumenta e uma grande quantidade sai do copo. Ao consumir todo o oxigênio de dentro do copo, a vela apaga, o ar de dentro esfria e há uma perda de pressão interna. Sendo assim, a pressão atmosférica faz a água entrar no copo!

Já na segunda experiência, fervemos água dentro de uma latinha de alumínio. Assim que o líquido evapora, mergulhamos a latinha de boca para baixo em uma recipiente com água gelada. O vapor volta a ser água, há a diminuição de pressão interna, e a pressão atmosférica faz com que a lata imploda.

Temos que admitir que algumas coisas não saíram conforme o planejado, mas experimento científico é assim mesmo! E se você é das antigas, vai gostar de saber que o CORANTE AZUL também marcou presença!

Veja também

Faça AGORA 5 experiências usando pressão atmosférica! https://youtu.be/hEYkVbx7cmY
PEGADINHA DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA https://youtu.be/RnWLBSNrtgY
IMPLODIMOS um tambor de aço! (EXPERIÊNCIA DE FÍSICA) https://youtu.be/0SVFB9m7sTY

Deixe seu comentário