Testamos a VÁLVULA DE TESLA até o LIMITE!

publicidade

publicidade

Você já ouviu falar em válvula de Tesla? Não, o mecanismo não tem relação com Elon Musk. O nome faz referência ao Nikola Tesla, (nascido em 9 de julho de 1856, Smiljan, Império Austríaco [agora na Croácia] – falecido em 7 de janeiro de 1943, Nova York, Nova York, EUA), inventor e engenheiro sérvio-americano que, entre outras coisas, desenvolveu dispositivos que formam a base da maioria das máquinas de corrente alternada — como a que usamos nas tomadas.

Como funciona a tal da válvula Tesla?

Para começo de conversa, vamos entender o que é uma válvula. O mecanismo serve para controlar a passagem de um fluido, que pode ser um gás ou um líquido. Sim, a torneira da pia é um tipo de válvula.

Já em nossa experiência, estamos usando uma válvula de retenção, que controla o sentido do fluxo que está passando, como por exemplo, uma catraca de ônibus. Mas o que a válvula do Tesla tem de tão especial? O mecanismo criado pelo sérvio-americano não tem nenhum pistão ou algo que se mexa para barrar o fluxo. É o próprio fluido que se barra, como se fosse um canudo que só funciona de um lado!

Quer entender como isso é possível e ver essa válvula incrível em ação com água, terra, fogo e ar? Confira o vídeo!

► Válvula demonstrativa: https://www.thingiverse.com/thing:2595892
► Canudo: https://www.thingiverse.com/thing:3050153

Veja também

Deixe seu comentário