TENTÁCULOS que surgem do FOGO: experiência de Química

publicidade

Depois de 11 anos tentando fazer essa experiência de química, finalmente, conseguimos nossa SERPENTE DE FARAÓ!

publicidade

Desde quando o Manual do Mundo é mundo, lá na época do menino do joinha, nós recebemos pedidos para realizarmos esse experimento científico. Não foi má vontade, não.

O problema estava na receita original da experiência e em um ingrediente específico: Tiocianato de mercúrio, um sal extremamente tóxico.

Nós até fizemos uma versão parecida usando açúcar e bicarbonato de sódio que resultou em um efeito bacana… Mas bacana não é suficiente para o padrão Manual do Mundo, não é mesmo?

Assim, os anos se passaram e vídeos surgiram na internet mostrando um comprimido que, ao ser exposto ao fogo, causava o mesmo efeito da serpente de faraó!

Você acha que nós fomos atrás desse comprimido? Até tentamos, entretanto ele não está disponível no Brasil. Mas, como somos “imparáveis”, nós não desistimos e construímos nosso próprio comprimido!

O ingrediente da vez é o gluconato de cálcio, próprio para preparações culinárias. Mas como um pó branco é capaz de virar tentáculos pretos?

O gluconato de cálcio é um sal orgânico que, além do cálcio, também tem carbono, hidrogênio e oxigênio em sua composição. Quando colocamos fogo para criarmos nossa serpente de faraó, formamos uma espécie de esponja de carbono e compostos de cálcio.

Mas a reação química não para por aí. Ela libera, principalmente, dois gases: gás carbônico e vapor de água!

Serpente de faraó na prática

Nos vídeos que assistimos, as pessoas usavam combustível sólido para acampamento na hora de acender os comprimidos. Mais uma vez, não encontramos isso disponível por aqui. Então, bora colocar a mão na massa e fazer o nosso próprio combustível?

Para isso, derretemos uma vela de sete dias, misturamos com um chumaço de algodão e esperamos a parafina endurecer novamente. Prontinho para acampar… ou acender uma serpente de faraó!

Falando nisso, de onde vem esse nome? Acredita-se que é inspirado nos encantadores de serpente. Se isso é verdade, não sabemos. O que podemos afirmar é que as imagens da nossa experiência de química ficaram incríveis!!!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorPesquisas não confiáveis de ciências sociais fazem mais sucesso
Próximo artigoIncêndios florestais podem causar raios? Poluição do ar é uma das causas do fenômeno
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.