Fizemos PLASMA dentro do nosso MICRO-ONDAS!

publicidade

publicidade

O plasma é um dos quatro estados da matéria. Se trata de um gás que tem tanta energia a ponto dos elétrons escaparem do núcleo dos átomos, criando íons (átomos não nêutrons), e do choque desses elétrons com os íons são emitidos fótons, partículas de luz. Por isso, quando vemos o plasma, enxergamos a luz sendo emitida. Sim, o nosso Sol é uma bola de plasma!

Mas será que conseguimos reproduzir isso em casa? É o que tentamos fazer nesse experimento usando uva, palitos de fósforo, potes de vidro e o micro-ondas!

Como funciona o micro-ondas?

Falando em micro-ondas, você sabe como o eletrodoméstico funciona?

Enquanto um forno tradicional transfere calor do lado de fora da comida para o interior, os fornos de micro-ondas usam radiação eletromagnética para aquecer os alimentos, e essas microondas conseguem penetrar mais profundamente, aquecendo tudo ao mesmo tempo.

Se o alimento tiver um alto teor de água, como ovo ou batata, ela se expande e se transforma em vapor. Sem uma maneira desse vapor escapar, a pressão interna aumenta bem rápido até a comida explodir. É por isso que você precisa fazer buracos nas batatas e nas tampas plásticas das comidas congeladas antes de esquentar – para dar ao vapor uma rota de fuga. Para molhos grossos, mexer é a melhor maneira ajudar o vapor sair e não ter que limpar tudo depois!

Atenção: não tente fazer o experimento do plasma no micro-ondas em casa, pois o risco de danificar o eletrodoméstico é alto!

Confira no vídeo se tivemos sucesso em nossa empreitada científica!

Veja também

► Que tiro foi esse? Bazuca de plasma! https://youtu.be/EWsXJ38BK74
► Como fazer BOLA DE PLASMA em casa https://youtu.be/y2Y0wALidTY
► BOBINA DE TESLA, a máquina de fazer raios https://youtu.be/mbCspvNM7Hw

Deixe seu comentário