Testamos o VIRAL das BEXIGAS: é VERDADE?

publicidade

Se você estava na internet nesses últimos tempos, deve ter se deparado com o incrível caso da bexiga branca indestrutível. Mas será que esse viral das bexigas é de verdade ou tudo não passou de uma grande farsa? Você confere a resposta deste enigma da física aqui e agora, no Manual do Mundo!

publicidade

Nós recebemos diversas mensagens nas redes sociais e também muitos e-mails com vídeos em que bexigas das cores branca e preta são expostas ao sol ao mesmo tempo. Com a ajuda de uma lupa, a pessoa concentra os raios solares em um ponto das bexigas. Você imagina o que acontece a seguir? Nos vídeos, a bexiga preta estoura na mesma hora, já a bexiga branca permanece intacta. Será mesmo possível??

É possível, sim, e a explicação deste fenômeno físico pode fazer bastante diferença em sua vida. Mas antes de destrincharmos o que acontece, um alerta importante: nunca olhe contra a luz do sol usando uma lupa. Se você fizer isso, os raios de luz irão se concentrar no seu olho, podendo causar um sério acidente.

Vamos à explicação? É pura física! Quando temos objetos opacos, isto é, que não nos permite enxergar através deles, a luz que bate pode ser absorvida ou refletida. No objeto em que a luz é absorvida, ela é transformada em calor, e o objeto esquenta. Quando refletida, a luz vai se transformar em calor em outro lugar que absorve ela.

Já entendeu o que ocorreu com as bexigas? Não foi truque de edição, foi efeito ótico. Quanto mais claro for o objeto, mais luz ele irá refletir, como acontece com a bexiga branca. E quanto mais escuro for o objeto, é mais provável que ele absorva a luz… BUM! Mistério resolvido!

Acha que paramos por aí? Claro que não! Preparamos outras duas experiências de física para você fazer em casa e entender como isso pode impactar o seu dia a dia.

Além das bexigas… Roupa preta esquenta mais?

Na primeira, usamos dois pedaços de papel, um branco e outro preto. Em cima de uma bancada, colocamos uma pedra de gelo sob cada um dos papéis. Qual será que derrete mais rápido? Será que segue a mesma lógica das bexigas? Está fácil esse palpite, certo? O gelo que estava embaixo do papel preto perdeu muito mais volume do que o que estava sob o papel branco!

E você já deve ter ouvido falar que, se o dia estiver muito quente, não é legal sair de roupa preta, pois ela vai te esquentar mais. Pois bem, vamos para a segunda experiência? Ela irá fazer diferença em sua vida, nós garantimos!

Para começar, colocamos uma camiseta branca e uma preta expostas ao sol. Após cerca de duas horas, medimos a temperatura de cada uma com um termômetro infravermelho. Tem algum palpite da diferença? Quando revelarmos, você irá abandonar o estilo gótico — pelo menos durante o dia… Enquanto a camiseta branca registrou 35ºC, a preta marcou 48ºC!!! É para derreter qualquer um, hein?

Bom, chegamos ao fim de nossos testes… será mesmo? Claro que não! Guardamos uma experiência surpresa com mais bexigas para o final! Confira e se surpreenda ainda mais!

E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com aquele amigo que te mandou o viral, fechou?

Deixe seu comentário

Artigo anteriorFoca-elefante fêmea dorme apenas uma hora por noite
Próximo artigoÉ possível se comunicar em diferentes culturas usando apenas sons e gestos?
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.