Se VACILAR, isso EXPLODE na SUA CARA!

publicidade

Fomos até o Corpo de Bombeiros de São Paulo para mostrar os perigos de uma cena muito comum na maioria das casas: quando deixamos o óleo da panela pegar fogo e tentamos apagar com água.

publicidade

Isso pode causar um tipo de incêndio específico, você sabia? O nome dele é boilover! Este fenômeno ocorre quando o óleo atinge uma temperatura muito alta, chegando a levantar algumas chamas e, de maneira precipitada, tentamos apagar com água.

Sabe o que causa tudo isso? A temperatura está muito acima do ponto de ebulição da água, fazendo com que a água passe imediatamente do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de gordura que, através da vaporização, sobem de forma violenta. 

Uma cena clássica, não é mesmo? Quem nunca se distraiu fazendo qualquer outra coisa e, quando percebeu, o óleo já estava quente demais? Saiba que você não é o único a passar por isso! 

E na experiência de hoje, você vai aprender como apagar este fogo da maneira correta!

Como conter o fogo?

Fizemos duas simulações. Na primeira, mostramos o que devemos fazer — você vai perceber que perdemos o controle e de cara dá pra ter uma ideia do quão perigoso é lidar com isso.

O óleo transbordou da panela e, com isso, ao invés de uma pequena chama subindo, o fogo se espalhou por todo o fogão, precisando do extintor de pó químico para ser controlado.

Tendo contornado a situação, voltamos a nossa primeira  simulação e mostramos como podemos apagar o fogo com a própria tampa da panela ou com um pano encharcado.

Já na segunda, mostramos o que não podemos fazer em hipótese alguma: jogar água no óleo quente, evitando assim um boilover.

Além disso, batemos um papo com o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, que nos deu várias dicas e conselhos para sabermos como agir nessas situações. 

É super importante lembrar que esta experiência não deve ser reproduzida em casa! Podemos perder o controle a qualquer momento, como podemos ver no vídeo.

Sempre tome cuidado!

Após assistir a essa experiência, você já aprendeu 3 formas de controlar esse incêndio, então, compartilhe com a gente o que você achou nos comentários!

Como não fazer é muito legal de se assistir no vídeo, porém, pessoalmente pode causar sérios danos. Portanto, jamais faça isso em casa e compartilhe com o máximo de pessoas para que todos possam aprender.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorELEVADOR DESPENCOU! PULAR te SALVA?
Próximo artigoSUBMARINO tem novo SISTEMA de RESGATE!
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.