COMPRAMOS URÂNIO pela INTERNET!

publicidade

O urânio é um elemento químico encontrado na natureza. Esse material pode ser utilizado para inúmeras finalidades. Dentre elas, as que são mais faladas são a utilização para a geração de energia e também para a construção de bombas atômicas. Por conta do nosso interesse sobre o tema da radioatividade, nós compramos urânio pela internet para fazermos alguns testes.

publicidade

Calma que esses testes não incluem a construção de uma usina nuclear e muito menos a produção de bombas atômicas!

Compramos urânio pela internet

Sim, nós compramos urânio pela internet! Mas isso não foi tão simples quanto parece. Para isso, foi preciso muita pesquisa e orçamento. Afinal, você não acha urânio em toda esquina. Na verdade, para conseguirmos comprar o nosso, tivemos que encomendar dos Estados Unidos e pagar 5 dólares, o que equivale a… bom, depende da cotação do dia.

Brincadeiras à parte, como comentado anteriormente, inúmeros levantamentos foram feitos até chegarmos ao urânio. Para ser ainda mais preciso, para chegar ao nosso prato feito com urânio.

Mas por que um prato? Calma que a gente te explica! No passado, existia um tipo de vidro que as pessoas colocavam um pouco de urânio para dar cor ao objeto que seria criado a partir daquele material. Esse vidro foi utilizado para fabricar objetos como pratos, pires, xícaras, etc, por exemplo, que contavam com esse elemento. Isso porque, o urânio deixa o vidro meio esverdeado, com um brilho um tanto quanto diferente.

No entanto, a partir da Segunda Guerra Mundial, a procura por urânio começou a ficar muito alta e, por isso, esse tipo de vidro praticamente parou de ser fabricado.

Mas, como o Manual do Mundo é fuçado, claro que a gente tinha que fazer alguns testes para saber se, de fato, compramos urânio verdadeiro pela internet! Nesse caso, um prato com urânio legítimo.

Para fazermos isso, alguns testes foram feitos, incluindo colocar o prato na luz negra, em uma câmera de nuvem e em um Contador Geiger. Aqui o negócio não é brincadeira, não!

O que é um Contador Geiger

Mas, antes de continuarmos com todos os nossos experimentos, é importante, também, entender o que é um Contador Geiger.

Contextualizando, o Contador Geiger é um instrumento que serve para medir certas radiações ionizantes. Levando isso em consideração, essa máquina detecta a presença de radiação usando a capacidade que as partículas emitidas têm de ionizar certas moléculas (isto é, retirar alguns de seus elétrons)

Usar o Contador Geiger é relativamente simples. Isso porque, ele contém um tubo com argônio, que se ioniza ao ser atravessado por partículas da radiação, fechando o circuito elétrico e acionando o contador. Nesse caso, basta pegar o detector da máquina e aproximar de algum objeto que se deseja descobrir o nível de radiação.

Prato com urânio ou radiação na praia?

De volta ao assunto de que compramos urânio pela internet… como já apontado anteriormente, inúmeros testes foram realizados. Mas, afinal, o pires era, de fato, feito com urânio? Sim! E isso foi comprovado.

No entanto, apesar do objeto ser feito com esse elemento, isso não deve ser motivo de pânico. Segundo especialistas, a quantidade de urânio presente ali não é a suficiente e/ou capaz de causar algum dano ou lesão na saúde de alguém.

Mas, existe outro material aqui no Brasil, mais precisamente em Guarapari, no Espírito Santo, que conta com um pouco de Tório – que também é um elemento químico radioativo. Sim, estamos falando de radiação na areia da praia!

Só que para você descobrir qual foi o nível da radiação medida no Contador Geiger, você vai precisar assistir o vídeo na íntegra. Ah, e já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que também curte aprender sobre elementos radioativos.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorBOBINA de TESLA MUSICAL: RAIO que toca MÚSICA
Próximo artigo“Minuto da Terra”: Curiosidades sobre o planeta e o Universo em um minuto!