A POLÊMICA do ARAME: Por que não estourou?

publicidade

Recentemente, mostramos um jeito revolucionário de como desentortar um arame em apenas alguns segundos. O vídeo pegou todos de surpresa e foi o maior sucesso. Contudo, muita gente ficou se questionando o porquê do arame não ter estourado e se, de fato, ele teria ficado mais resistente. E isso a gente responde agora!

publicidade

Como desentortar um arame

Durante a construção ou a manutenção de algo, ainda mais no universo maker, é normal utilizarmos alguns materiais e itens essenciais. O arame, por exemplo, sempre está presente nessas ocasiões.

Mas, ao ser armazenado em determinado local, geralmente na forma de rolo, ele pode acabar se deformando. Nesse caso, é preciso saber como desentortar um arame de forma prática e eficiente.

Para isso, a técnica utilizada foi relativamente simples: pegamos o arame que estava torto, prendemos um lado na morsa e o outro em uma furadeira. Quando tudo estava devidamente encaixado, foi necessário fazer apenas uma pequena força para puxar o cabo e depois ligar a furadeira. Com isso, o arame voltou a ficar reto e ainda mais resistente.

Por que o arame não estourou?

Após essa execução, em um primeiro momento, é normal imaginar que o arame ficou mais “fraco” após essa ação e, por isso, se questionar do porquê ele não estourou.

O ponto é que, essa ação causou o efeito contrário, que é chamado de encruamento, e deixou o arame mais resistente. Na prática, significa que para tentar deformar esse arame de forma permanente será preciso fazer mais força do que o normal.

Contudo, isso também gera desvantagens. Caso alguém tente amarrar algo com esse arame “desentortado”, ele vai estourar com mais facilidade, já que não tem a capacidade de se deformar muito antes que se quebre.

Agora que você já sabe como desentortar um arame e descobriu porque ele fica mais resistente, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para conferir os nossos testes na prática. Não deixe de compartilhar também com aquele seu amigo que curte conteúdo maker e que adora ficar por dentro dessas novidades.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorGrupo desenvolve material didático em 3D visando melhorar a compreensão de conteúdo de citologia
Próximo artigoGrupo desenvolve argamassa visando a pesquisa por materiais sustentáveis na construção civil