CÂMERA que ENXERGA o CALOR: Aprenda a fazer

publicidade

No dia a dia, as coisas são cobertas de aromas, texturas, cores e energia. O corpo humano, por exemplo, enquanto está com vida fica a uma temperatura média de 37°C. Mas será que esse calor pode ser notado de uma câmera que enxerga calor caseira tendo em vista que esse dispositivo é utilizado para captar imagens emitidas através da radiação infravermelha. Nós fizemos essa experiência e você confere agora!

publicidade

O que é uma câmera que enxerga calor

Antes de começarmos a fazer uma câmera que enxerga calor caseira é importante, primeiramente, entender o que é esse dispositivo e para que serve.

Contextualizando, uma câmera térmica ou uma câmera que enxerga calor, como também é conhecida, é um dispositivo que cria uma imagem usando radiação infravermelha, semelhante a uma câmera comum que forma uma imagem usando luz visível.

Na prática, quando uma câmera que enxerga calor é utilizada, é possível ver variações de cores na imagem. Isso porque, ela “pinta” de uma cor diferente o que está mais frio (com um tom mais azul e roxo) e “pinta” com uma cor mais viva (vermelho e amarelo) o que está mais quente.

Esse recurso, inclusive, pode ser muito utilizado no nosso dia a dia. Com esse material é possível identificar, por exemplo, se um fio está esquentando demais ou até mesmo se a casa está com infiltração.

Como fazer uma câmera térmica caseira

E para quem gosta de utilizar dispositivos eletrônicos e tecnológicos no cotidiano, mas com preços que cabem no bolso, claro que nós mostramos como fazer uma câmera que enxerga calor caseira.

Basicamente, o material necessário é uma câmera do tipo webcam. Será preciso desmontar esse equipamento e achar um filtro infravermelho – que está presente na maioria das câmeras. Quando esse filtro for encontrado, ele precisa ser removido da lente.

Depois, a câmera vai passar a “enxergar” todas as coisas quase que na mesma cor. Isso porque, ela vai captar todas as cores e o infravermelho. No entanto, se algum objeto for esquentado a uma alta temperatura, será possível visualizar esse item com uma tonalidade bem luminosa, quase como uma lâmpada.

Mas, para que a nossa câmera que enxerga calor caseira funcione de fato, é preciso adicionar mais um material: um filtro caseiro. Isso vai bloquear toda a luz visível e deixar “passar” apenas o infravermelho.

O filtro utilizado é relativamente simples. É um negativo colorido de fotografia que já foi usado, no caso revelado, e teve parte do filme queimado (exposto ao sol) adquirindo uma cor preta.

Para montar, basta cortar esse filme queimado em dois pedaços e com um pequeno clips prendê-los um ao outro. Depois, só deixar esse material na frente da câmera e pronto: a câmera que enxerga calor vai estar pronta para ser utilizada.

Câmera com filtro infravermelho?

Mas agora que você já descobriu como fazer uma câmera térmica caseira, você deve estar se perguntando: afinal, por que uma câmera possui um filtro infravermelho? E a gente já te responde: a luz é uma onda eletromagnética. Existem várias outras ondas eletromagnéticas como onda de rádio, micro-ondas, raio x e muito mais.

E existe uma parte bem pequena no meio dessas inúmeras ondas que nós conseguimos ver – que é a luz visível. Basicamente, o que nós conseguimos enxergar são as cores do arco-íris. O vermelho é a cor que precisa de menos energia para ser gerada e o violeta é a cor que mais precisa de energia para ser gerada.

Nesse caso, se colocar um pouco mais de energia vai ser gerada uma “cor” – que não pode ser considerada uma cor já que não pode ser vista – que se chama ultravioleta. E o mesmo acontece com o vermelho. Se colocarmos menos energia, será gerada uma “cor” que é o infravermelho – que também não pode ser considerado uma cor já que não pode ser visto.

A questão é que o infravermelho está muito próximo do que conseguimos enxergar. E praticamente todas as câmeras conseguem enxergar o infravermelho. Vale acrescentar que isso atrapalha muito o que a câmera está captando e por isso, ao ser construída, uma câmera conta com um filtro infravermelho na frente da lente para barrar essa “cor”.

Assim, quando esse filtro for retirado, a câmera vai passar a “enxergar” o infravermelho. Bem legal, né?

Deixe seu comentário

Artigo anteriorDescubra como combater as pragas nas plantações
Próximo artigoPequenos, mas perigosos: qual a verdadeira função dos mosquitos?