13 coisas INCRÍVEIS que BRILHAM na LUZ NEGRA

publicidade

Mostarda, açafrão da terra, água tônica e sabão em pó… sabe o que essas coisas têm em comum? Todas brilham na luz negra! Bom, quem ficou confuso com essa informação vai se sentir ainda mais perplexo quando descobrir que, além desses, outros inúmeros produtos de casa também brilham na luz negra.

publicidade

Como funciona a fluorescência

Antes de começarmos o experimento de hoje, primeiramente, vamos entender o que é a fluorescência.

Basicamente, podemos dizer que um objeto é fluorescente quando o iluminamos com uma “cor” e ele acaba brilhando com outra completamente diferente.

No caso do nosso experimento, o teste foi feito com a luz negra – que é uma lâmpada que emite muita radiação ultravioleta.

Mas, afinal, o que é o ultravioleta? Ele é uma cor, digamos, que a gente não consegue ver. Isso porque, é como se ele ficasse na borda do arco-íris, depois do violeta, só que nossos olhos não possuem a sensibilidade para enxergar.

Como as coisas brilham na luz negra

Essa mudança de cor – tendo como base de análise uma lâmpada de luz negra e um marca texto – acontece porquê quando o ultravioleta chega nessa caneta, ele absorve essa energia, uma parte ele transforma em calor, e a outra parte ele vai emitir, ou seja, mandar de volta.

Nesse caso, como ele já consumiu uma parte da energia, o que ele emite acaba sendo uma cor que tem menos energia. No caso do amarelo do marca-texto, por exemplo, ele tem menos energia do que o ultravioleta.

Esse fenômeno, no entanto, se destaca ainda mais quando testado completamente no escuro, apenas com a presença da luz negra.

Coisas que brilham na luz negra

Depois de entender toda a ciência por trás dessa tecnologia, é hora de descobrir, afinal, quais são as coisas que brilham na luz negra.

De imediato podemos fazer um teste com coisas que estão ao nosso alcance, como os nossos dentes. Isso porque, eles possuem uma camada que fica embaixo do esmalte que se chama dentina, e é responsável por uma série de coisas como dar sensibilidade e cor aos dentes.

Além deles, as nossas unhas também brilham na luz negra, sabia? Nesse caso, isso acontece por conta de algumas impurezas que ficam na queratina, que é a proteína que fica nas nossas unhas.

Bom, mas existem vários objetos, alimentos, enfim, coisas que brilham na luz negra. A gente fez o teste e separou uma lista completa para vocês, que podem conferir assistindo tudo no nosso vídeo!

Ah, e não deixe de compartilhar com aquele seu amigo que adora uma curiosidade!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorZoodex: estudantes desenvolvem Pokémon GO da vida real
Próximo artigoÉ mito que matemática é para poucos, diz Matemaníaca