BALÃO de MÁSCARA voa mesmo? Nós testamos!

publicidade

Que tal construir um balão usando uma máscara, cola quente e uma vela? Será que é possível? Nós testamos!

publicidade

Recebemos um e-mail do Caue Ramos Klehm com um vídeo em que uma pessoa cola os elásticos de uma máscara cirúrgica nas laterais de uma pequena vela, montando uma espécie de balãozinho. Ao acender a vela, o balão voa lindamente. Mas será que esse vídeo é verdadeiro?

Pela física, faz sentido! Aquele balão que carrega pessoas é cheio de ar quente. Já o ar quente, por ser menos denso que o ar ambiente, sobe levando o balão e a cesta que há na parte de baixo.

Desse modo o balãozinho com máscara voa mesmo? À primeira vista, tem ciência envolvida! Calma… não foi isso o que aconteceu. E não só não voou, como fez um rombo na máscara. Então, a física falhou??? Não é bem assim. Mas antes de explicarmos o que aconteceu aqui, vamos te ensinar a fazer uma experiência muito legal e fácil de se fazer em casa.

Balão com máscara? Tente com saquinhos de chá

Antes de tudo, você vai precisar de dois pacotinhos de chá e um fósforo. Para começar, corte os saquinhos do chá e guarde os conteúdos para preparar a bebida em outro momento. Agora é só colocar um saquinho dentro do outro, posicioná-los em pé em cima de uma bancada em uma área externa e acendê-los (crianças, peçam ajuda a um adulto)! Você verá um voo de respeito!

Mas por que os saquinhos de chá voam e a máscara não? O princípio físico falhou?? A primeira explicação é que o material da máscara logo queima e fura — e sabemos que um balão furado não voa. O segundo ponto é que a máscara consegue guardar uma quantidade de ar quente muito pequena. E o terceiro motivo é que a vela é muito pesada para a estrutura do balão.

Já com o saquinho de chá é bem diferente. Quando ele queima, ele forma uma bolsa de ar só com o carbono que fica. Essa bolsinha é extremamente leve e consegue segurar o ar quente, fazendo o nosso “balão” voar de verdade. Vale um joinha lá no vídeo, certo?

Mas tem um jeito de fazer esse balão de máscara voar de verdade, sim. Quer saber? Deixamos para o final do vídeo. Confira!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorMamíferos podem respirar com ajuda do intestino
Próximo artigoMais da metade dos lagartos e cobras do Caribe desapareceram
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.