ÁGUA com GÁS CASEIRA? Nós testamos!

publicidade

No experimento de hoje, você vai aprender como fazer água com gás caseira, utilizando apenas vinagre e bicarbonato de sódio.

publicidade

O que é água com gás

Mas, antes de aprender a como fazer água com gás caseira, nada melhor do que entender, primeiramente, o que é a água gaseificada.

Basicamente, a água gaseificada é aquela água que contém dióxido de carbono dissolvido, que é injetado artificialmente sob pressão ou decorrente de processos geológicos naturais.

A carbonação causa a formação de pequenas bolhas, o que confere à água qualidades efervescentes que chamamos de gás.

Dentre as qualidades da água com gás podemos citar que ela hidrata o corpo, é rica em nutrientes como cálcio, potássio e magnésio e melhora o paladar. Além disso, essa bebida, com limão, substitui o refrigerante para muitas pessoas.

Como fazer água com gás caseira

E se você está se perguntando como fazer água com gás caseira, calma que a gente te explica tudo! Para colocar essa experiência em prática, precisamos montar um sistema que gerasse gás carbônico para ser injetado na garrafa que vai estar ocupada pela água. Para isso, foi utilizado vinagre e bicarbonato de sódio.

Para montar esse sistema, foi utilizado uma tampinha – que pode ser encontrada em um bico de pneu -, duas garrafas PETs pequenas – que vão servir para transferir o gás de uma para outra -, uma mangueira – que vai fazer o intermédio entre esses dois recipientes -, e um saco plástico – para garantir que o líquido não seja “contaminado! com vinagre bicarbonato de sódio e a água adquira um gosto de tempero de salada.

Para garantir que o resultado seja o melhor possível, depois de montar essa estrutura e se certificar da passagem de gás carbônico de um lado para o outro, é necessário chacoalhar a garrafa – isso pode ser feito com a ajuda de uma furadeira – em um recipiente com água gelada. Isso porque, o gás carbônico se dissolve mais facilmente na água gelada.

Depois de tudo finalizado, basta abrir a garrafa e beber uma deliciosa água com gás feita em casa. Por mais complexo que possa parecer o projeto, vale a pena entender todo o processo.

Agora que você chegou até aqui e descobriu como fazer água com gás caseira, não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que adora descobrir a ciência que existe em nosso dia a dia!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorAcrofobia: por que algumas pessoas têm sensação de pânico em lugares altos?
Próximo artigoGrupo desenvolve projeto buscando a inclusão social de deficientes visuais