A transformação do leite em iogurte

publicidade

Se você é daqueles que gosta de comprar muitos litros de iogurte, seus problemas acabaram! Descubra a receita simples de como fazer o seu próprio iogurte em casa, usando apenas leite!

publicidade

+ Como fazer o incrível drink azul esfumaçante

+ Como fazer café instantâneo gelado cremoso

Como você viu, essa transformação é fruto de uma reação química: as bactérias presentes no iogurte se misturam ao leite e se reproduzem!

Talvez o seu pai ou a sua mãe já conheçam esse experimento, pois ele já é bem antigo e foi descoberto pela gastronomia árabe, que arrumou um jeitinho de não desperdiçar o leite enlatado que sofria com altas temperaturas e estragava com frequência.

Esse saber biológico atualmente é muito utilizado nas aulas da escola, mas as crianças podem fazer sozinhas em casa também! Você só precisa de iogurte (comprado no mercado) e leite. Depois, é só esperar um tempo (que você vai saber qual é se tiver visto o vídeo!) e você terá iogurte para a semana inteira! =)

Agora, que tal fazer essa experiência em casa e observar com um microscópio binóculo as bactérias se espalhando pelo leite?

Para ver mais receitas de fáceis de fazer, clique aqui!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorVidro falso (de açúcar)
Próximo artigoSangue Falso para Halloween (Dia das Bruxas)
Iberê Thenório é jornalista pela USP. Cocriador do Manual do Mundo, possui reconhecimento nacional e já foi eleito algumas vezes como personalidade mais influente entre os jovens brasileiros. Hoje, é diretor e apresentador no Manual do Mundo e palestrante.