A SOMBRA MUTANTE: como é possível??

publicidade

publicidade

A sombra projetada de uma bolinha será sempre uma bolinha, certo? Nem sempre… Vamos bagunçar um pouco do que você espera da física e fazer uma experiência com sombras mutantes!

Quem acompanha o canal há algum tempo, deve lembrar do vídeo em que o Iberê levou uma caixa de máquina de lavar para o centro de São Paulo (SP) para fazer a experiência da câmara escura. Tudo em nome da ciência, é claro!

Considerada a primeira grande descoberta da fotografia, a câmara escura é uma caixa que possui um pequeno buraco em um dos lados. Por conta do princípio da propagação retilínea da luz, os raios luminosos atingem a caixa, passam pelo buraco e são projetados na parede paralela ao orifício, produzindo uma imagem real, porém invertida.

Desta vez, também invertemos! Construímos uma câmara com lâmpadas e bem no ponto onde posicionamos uma pequena bolinha os raios de luz se encontram, projetando sombras incríveis!

Veja também

Tentamos abrir um portal com o poder da ciência https://youtu.be/MYTDffRT7FM
Faça uma parede com memória fotográfica (SuperQUÍMICA) https://youtu.be/lzAK6ylZlhA
INCRÍVEL!!! Relógio de sol que projeta o horário https://youtu.be/sYc-mLEsSW4

Deixe seu comentário

Artigo anteriorMÁQUINA que GELA LATINHA em 30 SEGUNDOS? Nós fizemos!
Próximo artigoVocê já viu a FORMIGA RAINHA? Tentamos criar um formigueiro!
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.