A quase lâmpada de lava

publicidade

Muita gente me pede para que eu faça uma lâmpada de lava. Já pesquisei muito, mas nunca consegui encontrar um bom modelo. Nesses dias, porém, descobri que dá para “brincar de fazer lava” sem usar lâmpada.

publicidade

O segredo é misturar bastante óleo com um pouco de água. A água tem que estar tingida, para aparecer melhor. Depois de colocar tudo em um pote bem alto, para dar um efeito visual legal, basta jogar um comprimido efervescente na mistura.

O comprimido irá descer pelo óleo — que ficará por cima porque é mais leve — até alcançar a água, onde começará a soltar gás carbônico. A água irá “pegar uma carona” nesse gás, subindo como noa lâmpada de lava.

Quando a água chega em cima, porém, o gás é liberado, e ela volta lá para baixo, provocando uma espécie de chuva dentro do óleo.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorBolo de caneca no micro-ondas
Próximo artigo10 milhões de views – os bastidores do Manual do Mundo
Iberê Thenório é jornalista pela USP. Cocriador do Manual do Mundo, possui reconhecimento nacional e já foi eleito algumas vezes como personalidade mais influente entre os jovens brasileiros. Hoje, é diretor e apresentador no Manual do Mundo e palestrante.