
A caixa-preta dos aviões é laranja para facilitar sua localização em caso de acidentes. Todas têm a mesma cor, que segue especificação internacional.
O equipamento nunca foi preto. O termo vem do inglês black box, que foi incorporado pelos aviadores, conta o professor James Waterhouse, do departamento de Engenharia Aeronáutica da USP. Sua origem é da eletrotécnica, que usa a expressão para denominar um sistema do qual a estrutura interna é desconhecida e só se pode analisar a entrada e a saída, apenas deduzindo seus mecanismos internos.
A caixa-preta de uma aeronave é de extrema importância na investigação de acidentes aéreos, pois armazena dados de voz e registros técnicos do voo.
As informações são captadas dois sistemas diferentes, que podem ser armazenados juntos ou separadamente, normalmente na cauda do avião, já que a cabine costuma ser o primeiro ponto atingido durante a queda. A CVR (Cockpit Voice Recorder) grava as conversas dos pilotos e os sons da cabine de comando. Os registro de dados técnicos do voo, como a variação de velocidade e altitude, ficam armazenados na FDR (Flight Data Recorder). Elas são produzidas com materiais muito resistentes – como aço inoxidável e titânio -, podem suportar temperaturas de até 1.100°C por uma hora, e à pressão da água em profundidades de até 6 mil metros.
Mesmo com a cor chamativa, no caso da tragédia com um avião da Gol em uma área de floresta densa no norte de Mato Grosso, em 2006, o cilindro de voz levou quase um mês para ser encontrado. O equipamento é obrigatório para aeronaves comerciais, mas não para as militares, nem para alguns modelos de pequeno porte.
Pergunta enviada por Maycon Santos Ferreira. Tem alguma Dúvida Cruel? Escreva para manualdomundo@manualdomundo.com.br e a gente responde.
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