Como CAPTAR ÁGUA da CHUVA para economizar

publicidade

Chega de gastar água da caixa para regar plantas e lavar quintal. Neste vídeo, vamos te ensinar a construir um sistema simples em casa e mostrar como captar água da chuva.

publicidade

Como captar água da chuva

Para captarmos a água da chuva, nós utilizamos a calha que fica na oficina do Manual do Mundo. Toda água que cair na calha vai ser direcionada para um reservatório.

Para fazer uma montagem assertiva, que funciona da melhor forma possível, nós levamos em consideração alguns pontos: primeiro, a questão das folhas, tendo em vista que muitas caem na calha e isso poderia entupir em algum momento o cano; segundo, a poluição, porque não podemos utilizar a água do começo da chuva, porque ela chega muito suja, com poeira e rejeitos do telhado; e terceiro, uma “válvula de escape”, porque quando a bombona estiver cheia, ela precisa ter um sistema que direciona a água para outro lugar e ela não transborde.

Montar o reservatório

Para montar o reservatório, o primeiro passo é adquirir uma bombona, que vai armazenar a água da chuva. Depois, dois furos devem ser feitos nesse recipiente para, posteriormente, passar os canos que serão usados na montagem. Além desses, é preciso também instalar uma torneira nela em uma região próxima ao chão.

Para fazermos o filtro de folhas, como comentamos anteriormente que é extremamente importante, basta utilizar um cano em formato de Y e instalar uma redinha para garantir que isso aconteça.

A etapa seguinte, é prender os canos na saída da calha e direcioná-los até a bombona. Para isso, foram utilizados canos em formato de Y, cap, cotovelos e luvas.

Outro cano foi utilizado para captar a primeira água da chuva e foi feito um furo de 2,5mm no cap para garantir que em nenhum momento fique água parada dentro dele.

Informações sobre o reservatório

Vale acrescentar que essa estrutura pode ser facilmente adaptada com a utilização de outros materiais. A ideia de ensinar a maneira correta de como captar água da chuva é mostrar a lógica do sistema para que ele possa ser replicado em outros lugares facilmente.

Além disso, esse reservatório pode ser facilmente ampliado. Para isso, basta adicionar outros canos e bombonas na estrutura montada inicialmente.

Agora que você já sabe como captar água da chuva, tente fazer em casa para começar a economizar água o quanto antes. Ah, e não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que gosta de invenções que ajudam o meio ambiente.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorProjeto escolar desenvolve telha ecológica à base do bagaço e palha da cana-de-açúcar
Próximo artigoCiência em casa: reações químicas que acontecem em 4 produtos de limpeza