TRUQUE do DINHEIRO: consegue desvendar?

publicidade

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em educação financeira e, logo em seguida, ter entendido que isso é importante para evitar que o seu dinheiro seja mal gasto. Mas você sabia que o truque do dinheiro pode fazer você perder muitos dígitos sem nem se dar conta?

publicidade

Pois é, esse truque matemático faz até mesmo o maior investidor do mundo perder a sua grana num piscar de olhos.

Que? Como assim? Calma que a gente te explica tudo!

Truque do dinheiro

Basicamente, como toda trapaça de mágica, o truque do dinheiro faz com que as pessoas sigam os passos do “mestre” e acreditem no que ele está falando.

Por exemplo, ao sugerir a conta das moedas que estão na mesa, chegamos ao resultado de que cada família possui 10 moedas. Logo, por se tratar de quatro famílias, teríamos 40 moedas na mesa. Correto?

Errado! É exatamente aí que o truque do dinheiro começa a embolar a cabeça de todos. Isso porque, a soma para se chegar ao resultado de 10 moedas por família, em determinado momento, se repete. No caso, as moedas que ficam nas arestas servem para compor os dígitos de duas famílias.

No entanto, quando surge a hipótese de “emprestar” dinheiro, essas moedas começam a ser desmembradas entre as casas. Dessa forma, parece que o dinheiro vai se multiplicar, mas, na verdade, ele só está sendo distribuído de uma forma estratégica para que cada família continue com os dez dígitos iniciais.

Mas você deve estar se perguntando: como é possível continuar com 10 moedas no início e no final das duas contas mesmo adicionando mais moedas?

A questão é que nunca teve 40 moedas na mesa! No início do vídeo ele dá a entender que existem essas 40 moedas, mas se for contar, na verdade, só tem 26.

E aí, deu para entender ou segue na dúvida? Bom, dar um play no vídeo pode te ajudar a visualizar melhor todas essas contas. Ah, e compartilhe com aquele amigo que adora um truque ou não sabe organizar bem as contas!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorPainel inteligente: equipamento une álcool, oxímetro e termômetro
Próximo artigo“Olá, Ciência!”: O canal que se fortaleceu com a chegada da pandemia