Vacina contra o Ebola está prestes a passar por teste definitivo

publicidade

O progresso da vacina contra o Ebola é cada vez mais rápido graças à troca de informações entre cientistas do mundo todo. Duas fórmulas já passaram do estágio de concepção e encontram-se às portas de testes. Uma delas, inclusive, já vai para o estágio de teste definitivo. As vacinas, uma vez definidas, serão aplicadas em pacientes saudáveis que residam em áreas com grande risco de contaminação como a Libéria.

publicidade

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas aí é claro que pinta um obstáculo pra atravancar os estudos. Não bastasse simplesmente existir, o obstáculo ainda é um paradoxo.

ebolavacina

O caso é que para determinar seu funcionamento, a vacina precisa ser testada contra uma quantidade mínima determinada de infecções. E não é que o número de casos novos de Ebola tem diminuído sensivelmente nos últimos meses? Sentiu a ironia? A vacina tá quase pronta, mas quase ninguém mais tá contraindo a doença.

É aquela história… que bom que tá rolando menos casos novos de Ebola. Só que sem isso não tem como garantir a vacina pra prevenir. E se não der pra testar a vacina e o Ebola voltar daqui 20 anos com o DNA todo zoado pra vacina não funcionar? Difícil dizer pelo que torcer nesse caso :/

Fato é que se tem uma coisa da qual o Ebola gosta é de retornos triunfantes, porque quem se lembra do meio da década de 90 se lembra até de que fizeram um filme sobre o Ebola. Um vírus não ganhava esse status desde o HIV. E nenhum outro chegou nisso desde então.

Fonte: Science Magazine

+ Como o rap está ajudando a combater o Ebola

Deixe seu comentário

Artigo anteriorComo os hamsters fazem para acumular tanto alimento na boca de uma só vez?
Próximo artigoJogo do feijão safado feat. Pyong Lee