Será que você tem a mesma idade do seu rosto?

publicidade

Os sortudos que chegam aos 30 anos com cara de 20 e poucos escondem um segredo muito maior do que um elixir ou a fonte da juventude. Cientistas chineses descobriram que os traços faciais revelam muito mais sobre a saúde de uma pessoa do que os exames de sangue ou até mesmo a idade cronológica.

publicidade

O estudo mapeou o rosto de mais de 300 pessoas, com idades entre 17 e 77 anos, e criou um rosto padrão para homens e mulheres, de diferentes idades. A figura abaixo mostra esse resultado para os homens mais novos (esquerda) e os mais velhos (direita).

W. CHEN ET AL., CELL RESEARCH (2015)

Os pesquisadores consideravam a presença de traços comuns ao envelhecimento, como pálpebras caídas, pele flácida e linhas de riso profundas para classificar as pessoas mais velhas. Depois disso, eles construíram um mapa de envelhecimento facial e usaram as características acima para prever a idade facial de cada pessoa.

As pessoas que tinham 6 anos de diferença entre sua idade cronológica e facial foram classificadas em dois grupos, o daqueles que envelhecem mais rápido e os que envelhecem mais devagar. Ao comparar amostras de sangue dos dois grupos, os cientistas descobriram que as pessoas que envelhecem mais devagar têm características de pessoas mais jovens, como mais albumina no sangue.

Embora o estudo tenha sido feito apenas com chineses, os pesquisadores acreditam que ele possa ser usado mundialmente para avaliar a saúde das pessoas.

Fonte Science Magazine

Deixe seu comentário