Saiba como ver o eclipse lunar desta madrugada

publicidade

Um eclipse lunar total poderá ser visto do Brasil na madrugada desta terça-feira (15). Por volta das 3h da manhã (horário de Brasília) a Lua ficará avermelhada – por isso o fenômeno tem o apelido de “Lua de sangue”.

publicidade

O fenômeno começará às 2h da manhã, atingirá seu ponto máximo por volta das 4h e terminará por volta das 6h, informa o Centro de Divulgação da Astronomia da USP.

Para ver o eclipse não é necessário nenhum equipamento especial. Basta olhar para o céu. Se você quiser fotografar, apoie bem a câmera, pois será necessário dar muito zoom e à noite o tempo de exposição – o momento em que a câmera fica tirando a foto – é maior, por isso a imagem borra mais fácil (veja como fazer um tripé caseiro para câmera comum e para celular).

Se você planeja levantar de madrugada para ver o eclipse, faça isso antes das 5h da manhã, pois a partir desse horário o céu começa a clarear.

Eclipse lunar
No eclipse lunar total, a Lua fica avermelhada. (Foto: Nasa/Divulgação)

Entenda o eclipse

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra. Por causa dos raios solares que são desviados pela atmosfera da Terra, a Lua geralmente fica avermelhada e seu brilho diminui muito em relação à Lua cheia – a fase em que os eclipses lunares acontecem.

Deixe seu comentário

Artigo anteriorIlusões de ótica para bugar seu cérebro
Próximo artigoAs melhores imagens do eclipse lunar com a belíssima “lua de sangue”
Mari Fulfaro é CEO e cocriadora do Manual do Mundo. É host do programa científico "Pode isso, Mari?", veiculado pelo UOL, o maior site de notícias do Brasil.