Quantos BALÕES levantam uma PESSOA? Iberê Responde

publicidade

Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa? Não existe pergunta boba! Agora que resolvemos o mais importante, vamos à dúvida: quantos balões de gás hélio são necessários para levantar uma pessoa? Aliás, dá para voar com balão de gás hélio??

publicidade

Para responder essa pergunta, ninguém melhor que Iberê Thenório! Sabe por que? Ele já fez essa conta em algum lugar do passado, e uma pessoa VOOU com base em seus cálculos!

E se você pensa que paramos por aí, nada disso! Colhemos perguntas em todas nossas redes sociais, inclusive no TikTok. Sim, estamos por lá também, então, depois que assistir ao vídeo, segue a gente lá!

Outra dúvida muito legal que surgiu foi sobre a diferença entre relâmpago, raio e trovão. Você sabe?

Relâmpago, raio ou trovão: qual a diferença?

O raio é o fenômeno físico, uma descarga elétrica que acontece. Com os nossos sentidos, conseguimos perceber o raio de dois jeitos: pelo barulho e pela claridade.

O barulho que o raio faz também é conhecido como trovão, e a claridade é chamada de relâmpago.

Também recebemos um comentário de uma pessoa falando que está sem trabalho, mas que segue firme tentando ser alguém no YouTube. Bom, já que temos mais de 13 anos de experiência com produção de conteúdo na internet, criamos uma comunidade no Sparkle para compartilharmos algumas coisas que aprendemos durante nossa longa trajetória. Que tal seguir a gente por lá? Um spoiler: o segredo está em ter um bom conteúdo!

Finalizando a série de dúvidas aleatórias, perguntaram por que o Iberê não casa… Mari Fulfaro corre aqui!

Dá para voar com balão de gás hélio?

Vamos voltar à nossa pergunta inicial? Balões de gás hélio podem te fazer voar?? Primeiramente, entenda a história dessa experiência. Em 2012, Iberê Thenório foi o consultor de uma série que mostrava experimentos científicos, inclusive o do voo com balões de gás hélio.

O cálculo que ele fez foi o seguinte: se pegarmos 1 m3 de ar, teremos 1,292 kg. Agora, se pegarmos 1 m3 de gás hélio, o resultado seria muito mais leve: 0,178 kg.

A diferença dessas massas vai se traduzir em empuxo, uma força de baixo para cima. Isso porque o gás hélio vai deslocar o ar, disputando espaço com ele. Em 1 m³ essa diferença é de 1,114 kg, que é o que o gás hélio irá puxar — isso desconsiderando o peso das cordas e das bexigas.

Desse modo, conseguimos entender que balões com gás hélio conseguem, sim, levantar objetos. Mas quantos balões seriam necessários para fazer o Iberê voar? Confira no vídeo! E não se esqueça de compartilhar com aquele amigo que também tem muitas dúvidas aleatórias!

Deixe seu comentário

Artigo anteriorEclipse anular que forma “anel de fogo” ocorrerá nesta quinta-feira
Próximo artigoEuropa fará missão para estudar vulcões em Vênus
Jornalista multimídia e produtora de conteúdo. Curiosa, gosto de ler de tudo um pouco - de livros gigantes até placas de trânsito. Sou fã dos quadrinhos da Mafalda, e todos meus animais de estimação têm nome de comida. Adoro contar uns contos, mas amarro bem os pontos.