Próximos desafios com o Submarino

publicidade

Em breve as atividades com o submarino irão retornar e o projeto poderá prosseguir. Faltam poucas etapas agora, mas serão críticas para determinar o futuro do barco mais ousado construído pelo Manual. Vamos listar aqui o que falta.

Resolver os vazamentos

Um dos vazamentos. Esse já foi resolvido.
publicidade

Depois de instalar todo o sistema pneumático, começamos a fazer testes de pressão nos tanques de lastro e descobrimos alguns vazamentos bastante misteriosos. Aparentemente o tanque de trás estava se comunicando com o da frente, mesmo sem ter nenhuma parte em contato. Provavelmente o ar está conseguindo invadir os veios da madeira ou os vãos entre a fibra e a madeira. Com mais alguns testes devemos encontrar o ponto de fuga, para podermos acabar com isso de vez.

Sistema pneumático e hidráulico.

Teste na água

Resolvendo os vazamentos, já podemos levar o submarino para a água e ver se está tudo selado e se os controles estão funcionando. Também poderemos descobrir quanto de lastro de chumbo precisaremos adicionar e onde colocá-lo para dar o equilíbrio exato no submarino (falo um pouco sobre isso neste artigo). Outro ponto chave neste teste é avaliar qual a velocidade que os motores conseguem empurrar nossa embarcação.

Sistema elétrico

Pedais para acionar os motores

Com os resultados do teste na água, poderemos fazer os ajustes finais e instalar o sistema elétrico – que é basicamente um acionador para os motores por meio de pedais e uma iluminação interna na cabine.

Teste final

Se todas essas etapas ocorrerem bem e não revelarem nenhum complicador a mais, poderemos então testar o submarino de maneira completa em algum tanque profundo, de forma controlada, checando cada detalhe e garantindo que esteja tudo funcionando adequadamente.

Funilaria e pintura

Por fim, vamos remover as rebarbas e dar aquele tapa no visual para deixar o submarino garboso e elegante, pronto para encarar o mar.

Entramos na etapa final e agora HAJA CORAÇÃO, AMIGO 😀

Deixe seu comentário