Oceanos estão contaminados com mais de 4 milhões de toneladas de plástico

publicidade

Frequentemente são divulgadas fotos de animais marinhos, como tartarugas e peixes, que morrem todos os dias porque ficam presos em pedaços de plástico ou ingerem pequenos pedaços do material como se fosse comida.

publicidade

Além disso, todo o plástico que vai parar no oceano se decompõe em pequenas partículas que se misturam na água e acabam sendo comidas pelos animais marinhos sem que eles percebam, causando impacto ambiental sem precedentes.

Na palestra do TED a seguir, o capitão Charles Moore fala um pouco sobre a ilha de lixo do Pacífico, local no meio do oceano que apresenta uma concentração gigante do material que fica por lá flutuando.

E uma nova pesquisa publicada na Science pretende nos alertar sobre a quantidade alarmante de plástico que produzimos todos os dias. Ao cruzar dados sobre economia, lixo sólido e densidade populacional, o time de oito cientistas chegou ao número de 275 milhões de toneladas de plástico produzidas durante o ano de 2010, sendo que um valor entre 4 e 12 milhões de toneladas foram parar direto no oceano.

Toda essa quantidade de plástico seria suficiente para cobrir o litoral de todas as praias do planeta e significa que estamos transformando o nosso ecossistema de um modo nunca visto antes. Pra piorar, esses pesquisadores preveem que a quantidade de plástico que vai parar nos mares irá dobrar em dez anos.

Fonte: Revista Science

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

+ Como o plástico está transformando o planeta
+ Como fazer plástico de batata
+ Como fazer plástico de leite

Deixe seu comentário